Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Ex-Prefeito conta em livro a construção de Vilhena


Lúcio Albuquerque

Vilhena - Primeiro prefeito eleito deste município, em 1982, o (hoje) empresário Vitório Abrão está finalizando um livro em que vai contar a história vilhenense através de depoimentos dos pioneiros, muitos deles chegados a esta cidade ainda à época da construção da BR-29 (364), em 1960.

O livro, conforme o jornalista Vítor Paniágua, era para ter sido lançado ano passado, mas deverá ser apresentado ao público até julho próximo, estando agora em fase de finalização, contando detalhes da história, do folclore e outros fatos da construção de Vilhena.

"Não é um livro auto-biográfico", destaca o autor lembrando que "busquei, antes, valorizar aqueles que têm história e que realmente participaram ada construção do nosso  município ou que nesses mais de 40 anos têm se destacado também na construção do Estado".

Vitório Abrão lembra casos e causos, como o aparecimento de um homem que se identificou como professor da PUC-Campinas, em 1975 e que garantia ter sido sequestrado provavelmente por um disco-voador - aliás, numa região conhecida como Lagoa Azul, nas proximidades do aeroporto na saída para Juína, há quem garanta que ali há aparições de "luzes e coisas estranhas".

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)