Quinta-feira, 1 de novembro de 2007 - 16h06
As alterações feitas pelo Serviço Florestal Brasileiro órgão responsável pelo processo de licitação para uso da Floresta Nacional (Flona) do Jamari -, atendem, segundo o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), parte de seus apelos dirigidos ao Ministério do Meio Ambiente para que se amplie a participação dos eventuais beneficiados no empreendimento, e das empresas de Rondônia.
O edital de exploração da Flona Jamari seria publicado no dia 31 de outubro, mas foi adiado para o dia 14 próximo, e estão agendadas novas reuniões e audiências públicas nos dias sete, oito e nove, em Porto Velho, Cujubim e Itapuã do Oeste, respectivamente.
Amorim lidera um movimento que envolve Governo do Estado e Assembléia Legislativa, contrário à forma como o Serviço Florestal Brasileiro vem conduzindo o processo. Esse movimento pretende recorrer à Justiça para assegurar maior participação dos beneficiados moradores dos municípios de Cujubim e Itapuã, localizados no entorno da área, e fracionamento dos lotes a serem licitados para que empreendedores de Rondônia também possam participar da exploração da Flona Jamari -.
O deputado entende que o processo construído até agora pelo órgão federal, privilegia conglomerados alienígenas ( de outros estados), trata Rondônia e seus representantes como unidade federativa periférica (já que não tem sequer convidados as autoridades no Estado para participarem das audiências previstas pela Lei de Gestão de Florestas Públicas), e a minuta do edital não especificou claramente, ainda, questões como exploração do subsolo, por exemplo. Por essas razões, diz, o movimento está atento e recorrendo da Justiça.
O mais importante é que houve esse adiamento e haverá novas reuniões. Esperamos que dessa vez, seja dado ampla divulgação dos locais e horas dessas audiências e que sejam feitas mobilizações. Infelizmente, vieram com tudo feito, discutiram com meia dúzia de pessoas que não tinham conhecimento do que se tratava sobre promessa de empregos e renda, não deram satisfação nem convidaram os representantes do Estado para a discussão e foram embora como se tivessem o respaldo do nosso povo para dar prosseguimento a empreendimento tão importante, mas que assegura até momento o direito de conglomerados levarem nossas riquezas e deixarem o prejuízo da eventual destruição ao povo de nosso Estado, afirma Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master
O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho
Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)