Segunda-feira, 30 de março de 2015 - 16h30
O Hospital Regional de Cacoal (HRC) registra desde 2011 uma crescente demanda em internações e atendimentos laboratoriais. A unidade atende pacientes de Cacoal e de municípios da região. Exemplo desta regionalização está na Zona da Mata, onde dez municípios correspondem com mais de 25% dos atendimentos e serviços oferecidos no Hospital de Cacoal. Encabeçando esta lista, o município de Rolim de Moura é o que mais envia pacientes para tratamento no HRC, – seja para internação, exames ou cirurgias.
“Os municípios da região têm o Hospital Regional de Cacoal como referência em saúde e a nossa missão é manter esta imagem, atendendo a todos, da melhor forma possível. Nossa responsabilidade é muito grande, pois atendemos mais de 40 municípios”, destacou o diretor do Hospital Regional de Cacoal, Marco Aurélio Vasques.
Em 2011 o HRC realizou 2.633 internações, saltando para 5.376 (2013) e chegando a 6.403 internações, no ano de 2014. Com relação às consultas ambulatoriais realizadas pelo Regional de Cacoal, nas diversas especialidades oferecidas pelo hospital, nota-se em 2013, mais de 27.300 consultas e, em 2014, alcançou 31.464 consultas ambulatórias.
O número de cirurgias também surpreende. Enquanto em 2011 foram realizadas 1.468 cirurgias no Hospital Regional de Cacoal, este dado sobe em 2013 para 2.826 e, no ano de 2014, foram 3.454 cirurgias.
Das 3.454 cirurgias realizadas em 2014 no Hospital Regional de Cacoal, 27%, isto é, 937 procedimentos foram realizados em pacientes da Zona da Mata, sendo 405 pacientes de Rolim de Moura.
Considerando os dois primeiros meses de 2015, de 4.277 consultas realizadas, 1.194 atendimentos foram de pacientes da Zona da Marta – 423 de Rolim de Moura. Nesse mesmo período, dos 35.398 exames laboratoriais realizados, 9.119 eram de pacientes da Zona da Mata; deste total, 4.040 exames eram de pacientes de Rolim de Moura. O município de Alta Floresta figura em segundo lugar, com 1.509 exames laboratoriais realizados no Hospital Regional de Cacoal.
“São milhares de pacientes que procuram o HRC todos os anos de Rondônia, Mato Grosso e outros estados. Os atendimentos e serviços prestados pelo hospital são muito bons; por isso, a demanda tem aumentado. Então, é necessário que as pessoas compreendam que o Regional de Cacoal atende dezenas de municípios”, ressaltou Vasquez, que afirmou: “trabalhamos para fazer o melhor com a estrutura que temos e, mesmo assim, queremos melhorar cada vez mais e evoluir”.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Decom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes
Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master
O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho
Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)