Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Lazinho participa de entrega de títulos de terra e inauguração de agroindústria


O deputado Lazinho da Fetagro (PT) acompanhou, no último dia 18, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, no município de Candeias do Jamary, em ações de reconhecimento e valorização da agricultura familiar por meio de políticas públicas.Lazinho participa de entrega de títulos de terra e inauguração de agroindústria - Gente de Opinião

Uma das ações significou a realização do sonho de 157 famílias de agricultores de serem proprietárias de terra para nestas viver e produzir.  

O ministro, juntamente com o governador Confúcio Moura, o deputado Lazinho e outras autoridades realizaram a entrega dos Contratos de Aquisição de Terra do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) àquelas famílias. Cada família adquiriu 10 hectares de área, que compunham a fazenda Rancho Alegre.

O deputado Lazinho da Fetagro, que atuou pelo programa quando dirigente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro), por esta ser uma entidade mobilizadora do PNCF no Estado, disse alegrar-se muito com momentos como aquele. “É um sonho das famílias e também o resultado positivo da nossa história de luta em ter o credito fundiário cada vez mais expandido no Estado, fazendo com que Rondônia cresça. Essas famílias trarão renda e crescimento para o nosso Estado e melhoria na qualidade de vida das nossas famílias”, disse explicando que agora os agricultores farão de suas terras produtivas.

O parlamentar ressaltou a importância dos programas do Governo Federal para aquelas famílias como o Luz para Todos e Minha casa Minha Vida Rural, entre outros, “pois são políticas públicas que fortalecem o campo e permite condições das famílias permanecerem no campo com mais dignidade”.

Agroindustria

Com a presença das autoridades, foi inaugurada agroindústria de polpa de frutas “Polpas Paraíso”, da Associação Agroambiental Paraíso das Acácias, que atenderá mais de 100 famílias com o beneficiamento de suas produções. O deputado parabenizou a associação e destacou que a agroindustrialização é um importante instrumento para a organização e comercialização da produção, condições que oferecem melhoria na qualidade de vida dos produtores.

O ministro Patrus Ananias felicitou as famílias beneficiárias do PNCF e os agricultores contemplados com a agroindústria de polpas, desejando que possam viver e produzir de forma digna e contribuírem com a segurança alimentar e nutricional para o Brasil. “Estamos enfrentando desafios, mas estamos avançando. Estamos caminhando e construindo juntos em Rondônia e no Brasil, um Estado e uma Pátria, cada vez mais justos e comprometidos com a agricultura saudável a serviço da vida e da dignidade humana”, afirmou o ministro. 

Fonte: Luciane Machado

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)