Sexta-feira, 7 de julho de 2023 - 13h59

A Prefeitura de Porto Velho tem avançado cada vez mais com o Programa de Regularização Fundiária do município. Na tarde da última quinta-feira (6), o prefeito Hildon Chaves fez a entrega da escritura pública à primeira igreja regularizada no distrito sede, Porto Velho. Trata-se da Igreja Nossa Senhora do Amparo, localizada na avenida Amazonas, bairro Agenor Martins de Carvalho. A entrega do documento, é um momento histórico, de valorização e reconhecimento do relevante trabalho realizado pelas entidades religiosas e de assistência social à população do Município de Porto Velho.
O documento entregue diretamente pelo prefeito foi recebido com felicidade pelo padre Geraldo Siqueira, já que a paróquia está completando 32 anos. “Esse documento definitivo, eu creio que é um reconhecimento também por aquilo que a igreja fez e faz desde a formação daquele bairro, o Agenor de Carvalho, e é uma alegria poder continuar servindo e agora também cumprindo com os nossos deveres de cidadão, porque a partir de agora que a gente toma posse, nós temos a responsabilidade de também fazer com que as leis municipais sejam cumpridas e a gente agradece muito o empenho do senhor prefeito, junto com toda a equipe, também os secretários, todas as pessoas envolvidas nessa gestão que tem demonstrado um grande amor e vontade de ajudar as nossas comunidades que servem com tanta alegria as pessoas, principalmente das periferias de Porto Velho”, comemorou o padre.
O programa de regularização de igrejas e templos religiosos de qualquer natureza, que agora passam a ter a escritura definitiva dos seus lotes, foi pensado no início da administração. Outra beneficiada neste primeiro momento é a Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes, do distrito de União Bandeirantes, que também está com a documentação pronta. A Prefeitura não tem números exatos de quantos imóveis do segmento demandam de regularização, estima-se apenas que só de igrejas evangélicas existam mais de 2.500 na cidade e em torno de 300 igrejas católicas.
Próximo bairro a ser contemplado na capital é o Jardim Santana 2“Essas igrejas todas estão sem regularização fundiária já há mais de 30 anos, algumas até mais, considerando que o estado tem 40 anos, mas nós temos aí problemas fundiários seríssimos e com muito empenho a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação tem avançado, tanto em Porto Velho quanto nos distritos, pra fazer justiça”, disse o prefeito, parabenizando o secretário da Semur, Edemir Brasil Monteiro Neto, que também estava presente na entrega.
Desde o início da gestão Hildon Chaves mais de 16 mil imóveis foram regularizados em Porto Velho, a meta é alcançar 20 mil imóveis urbanos regularizados até o fim de 2024. Neste momento tem equipes da Semur em campo em Jaci Paraná, onde serão regularizados 2.500 imóveis, e também em Extrema para regularizar 3 mil imóveis.
Já no distrito sede, Porto Velho, o próximo bairro a ser contemplado é o Jardim Santana 2, onde serão regularizados em torno de 1.500 imóveis. “A partir de agora, com esse caminho que ficou criado, muitas das igrejas vão poder se regularizar perante o município. A gente vai fazer reuniões isoladas com as congregações para montar documentos, abrir processos individuais para cada uma”, disse o secretário Edemir, explicando como deve continuar o processo de regularização das igrejas.
Participaram ainda do ato de entrega do documento a deputada estadual e primeira-dama do município, Ieda Chaves, o presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio Pacele, e o vereador Edwilson Negreiros.
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Praça CEU revitalizada e novo ônibus ampliam acesso ao lazer em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realizou nesta terça-feira (31), na Praça CEU, a entrega de dois importantes investimentos voltados ao fortalecimento

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio
Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho
Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão
Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)