Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Semeia lança programação da Semana Mundial da Água


 
A programação da Semana Mundial da Água foi lançada hoje (15), pela Prefeitura de Ji-Paraná, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). Participaram do lançamento, representantes de vários órgãos parceiros como a Polícia Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) e Projeto Universalização da água de Ji-Paraná (PTS).

Segundo o secretário da Semeia, Reinaldo Pereira, a partir da próxima segunda-feira (19), várias atividades alusivas à data serão realizadas com o tema Planeta Água e Você. “Promoveremos pit stop, palestras nas escolas, trabalhos de conscientização com as comunidades ribeirinhas, recolhimento de resíduos sólidos e repovoamento de peixes das espécies tambaqui nos rios Urupá, Machado e afluentes”, disse o secretário.

A Polícia Ambiental dará apoio com objetivo de fomentar a educação ambiental nas escolas de Ji-Paraná. “Precisamos tentar mudar o comportamento das pessoas. São as crianças e adolescentes que irão conscientizar os pais. Dificilmente os adultos mudam os hábitos, por isso temos que unir forças e realizar um bom trabalho de educação ambiental nas escolas”, afirmou o sargento Sergio Pereira.

As palestras realizadas durante a Semana Mundial da Água terá como um dos temas a importância das árvores para a preservação desse bem precioso. “A relação entre as florestas e água é muito forte. Para se ter uma idéia, cada árvore com 20 metros de copa, produz em média mil litros de vapor de água. Não vemos isso, mas quando esse vapor é condensado se transforma em chuva. Precisamos preservar principalmente as matas ciliares e as nascentes de água e frear o desmatamento”, explicou Carlos Pilenghy, engenheiro da Caerd.


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)