Quinta-feira, 23 de março de 2017 - 12h11
Gente! Foi de lascar.
Toda ação corresponde a uma reação, neste caso, a lei de Newton não se aplicou. A reação será muito maior. Já é muito maior. Já passou dos limites do que foi pensado e do que não foi pensado.
Foi além, já pegou muito, pequeno, médio e grande produtor na curva. Muito suado produtor de frango, suíno e boi. A reação ainda não veio por completa, a fumaça ainda está parada sobre o país inteiro. A operação da Polícia Federal puniu muita gente, sem precisar de audiência, de delação, de sentença escrita.
Até em Rondônia, onde não teve nenhuma indústria envolvida, a escala de abate de boi está suspensa. E o preço da arroba do boi está numa corda bamba. Os punidos serão muitos, que não são corruptos, não são bandidos, não são farsantes e nem delinquentes. Mas, simplesmente produtores de proteína para o Brasil e o mundo.
Pois é.Pois é. Pois é.
Aqui, em Rondônia tenho feito tudo isto, na esfera administrativa. De vez em quando exonero alguém do serviço público, exijo laudos ambientais, sem alarde, somente o natural bate-boca. Depois tudo volta à normalidade. Dá para se acertar o alvo com o míssil sem derrubar as escolas, hospitais e igrejas.
A abertura de mercado não feita por Governo nenhum, que por sinal, aqui, no Brasil, faz muito bem é atrapalhar com burocracia e impostos. Mesmos assim, nossos empresários são extremamente competentes, furam o nevoeiro comercial interno e abrem caminhos comerciais. Demora muito para tudo isto acontecer.
E assim, como se solta um traque, de repente, tudo é jogado na lata do lixo. E a nossa espatifada economia, em frangalhos, pode ter consequências desastradas. Em nome de se combater a corrupção, estamos colocando dinamites em nosso país.
Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no
Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60
Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven
O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59
Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire