Sábado, 12 de setembro de 2015 - 05h48
Festa de aniversário do Diário da Amazônia
A família Diário da Amazônia, festejou os 22 anos de fundação do jornal, na manhã de sexta feira 11, com uma solenidade que contou com a presença de praticamente todos os empregados da Empresa além de autoridades como o Vice Governador Daniel Pereira, Chefe da Casa Civil Emerson Castro, Procurador Federal Reginaldo Trindade, Representante da OAB Dr. Fernando Maia empresários e convidados especiais.
O Cerimonial ficou a cargo do jornalista Marcelo Bennesby e as orações foram feitas pelo pastor Solano Ferreira e padre Pedrinho da Paróquia São Luiz Gonzaga. Após o canto do parabéns pra você, puxado pela Diretora Ana Gurgacz funcionários e convidados, degustaram o café da manhã mais que reforçado.
A reportagem fotográfica é do Roni Carvalho.
Lenha na Fogueira
A Cultura ficou do lado de fora!
********
O Teatro Palácio das Artes Rondônia construído com o objetivo de abrigar eventos culturais como encenação de peças de teatro, dança, música etc. Isto está na Lei que criou a Fundação Palácio das Artes Rondônia – FUNPAR, no Estatuto e no Regimento Interno da Fundação.
********
Acontece que o Sesc solicitou há alguns meses para realização do Palco Giratório entre os dias 30 de agosto e 27 de setembro, o complexo formado pelos Teatros Palácio das Artes Rondônia e Guaporé. O teatro Guaporé com capacidade para pouco mais de 200 pessoas, serviria para a aplicação das oficinas que fazem parte do Palco Giratório enquanto o Palácio das Artes abrigaria as encenações teatrais, ou seja, as Companhias Teatrais convidadas.
********
Porém, a coisa não está acontecendo como deveria acontecer. Apesar da direção da Funpar ter dado parecer contrário, os responsáveis pelo II Congresso Rondoniense de Direito das Famílias mexeram os “pauzinhos” e conseguiram, tirar do Teatro Palácio das Artes Rondônia a programação do Palco Giratório. Resultado:
********
Pois é meus amigos, aquilo que muitos previram, está acontecendo mal o Teatrão completou seis meses.
*********
As peças do Palco Giratório estão sendo realizadas no Teatro Guaporé para apenas 200 e poucas pessoas, enquanto o TJ, OAB e MP ocupam os mais de MIL lugares do Palácio das Artes Rondônia.
********
A cultura ficou do lado de fora da sua casa. Isso só acontece em Rondônia e em especial em Porto Velho, onde a valorização da cultura é ZERO.
********
Aqui em Porto Velho a cor e o corte do TERNO ainda têm muita força na hora da chamada “carteirada”.
********
Quinta feira passada dia 10, mais de quinhentas pessoas não puderam assistir a peça “Antes da Chuva”, por falta de lugar no teatro. A fila tava dobrando a esquina da Tabajara com a Farquar. Muita gente questionou a direção da Funpar na pessoa do presidente Severino. Por que o governo (o primeiro nome que sai é o do governo estadual), prefere ceder o Palácio das Artes Rondônia para um evento não cultural, enquanto o evento realmente cultural vai para uma sala pequena?
********
Só para lembrar! As entidades envolvidas na realização do Congresso, todas, contam com auditório em suas sedes, ou seja, OAB, MP e TJ. Por que não utilizaram esses espaços. O Congresso bem poderia ser realizado cada dia num dos auditórios.
*******
Acontece que o melhor mesmo, é utilizar a estrutura do TEATRÃO e deixar o evento cultural que já havia reservado o espaço no espaço pequeno. “Esse negócio de teatro é pra quem não tem o que fazer”, vai ver pensaram assim!
********
Agora quem sou eu para contestar tão poderosas entidades. Entidades que abrigam homens togados, doutores da lei, conhecedores de todos os direitos?
********
Tô ficando é velho, burro não! Mas que a turma que gosta de prestigiar os eventos culturais do segmento Artes Cênicas, ta chiando mais que tampa de panela de pressão não tenham dúvidas.
********
E tem mais, Para participar do Congresso, os interessados tiveram que desembolsar entre R$ 100 e 150. É isso mesmo, alunos pagam 100 e professores 150.
********
O evento também conta com o apoio da Caixa e das Usinas do Madeira. Será que esse apoio foi apenas na confecção do material do tipo pasta, caneta, bloco de notas e programação?
********
Com certeza a “Saga Beradeira” passou na noite de ontem pelo mesmo problema da peça de quinta feira, ou seja, muita gente pra pouco espaço.
********
É triste constatar que o Teatro Palácio das Artes Rondônia deixou de abrigar um evento cultural para se transformar em auditório de palestra cuja entrada saiu pelos “olhos da cara”!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando