Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

ACIR VOTA PELO IMPEACHMENT. UNANIMIDADE TAMBÉM NO SENADO


ACIR VOTA PELO IMPEACHMENT.
UNANIMIDADE TAMBÉM NO SENADO

Cada dia ficava mais complicado para o senador Acir Gurgacz. Eleito com mais de 330 mil votos, ele surgia como um nome certíssimo para a corrida pela sucessão de Confúcio Moura. E com chances reais de chegar lá. Agora, no PDT, que fechou questão contra o impeachment da Presidente Dilma, Gurgacz ficou numa sinuca de bico. ACIR VOTA PELO IMPEACHMENT. UNANIMIDADE TAMBÉM NO SENADO - Gente de OpiniãoSe ficasse ao lado do governo, poderia sofrer grandes perdas políticas em seu Estado, já que, em sua grande maioria, o rondoniense quer ver sua Presidente pelas costas. Se ele se rebelasse e votasse contra Dilma, poderia ser expulso e ficar sem o comando da sigla em Rondônia, onde ele é a única liderança. Gurgacz colocou tudo na balança, incluindo as duras críticas que vinha recebendo nas redes sociais. Mais que isso, observou o grande apoio que seu virtual adversário, Maurão de Carvalho, vinha tendo do eleitorado, pelo seu apoio ao impeachment. Como não é bobo nem como empresário e nem como político, Gurgacz analisou tudo e  anunciou que  vai votar contra Dilma. Ele destacou que quer ficar ao lado de quem prioriza e valoriza o trabalho. Mas também quer ouvir do PMDB, que assumirá o poder via Michel Temer, que o partido cumprirá todos os compromissos já assumidos pela União com Rondônia. No Senado, os três votos, como os oito da Câmara, serão pelo impeachment. Valdir Raupp e Ivo Cassol já avisaram que votarão de acordo com o que quer a grande maioria dos rondonienses.

O caso é sintomático.   A maioria do  povo pressiona e quer o impeachment. Não porque Dilma seja desonesta (não é!), mas por sua incompetência para tirar o país do atoleiro em que ela, seus apaniguados e “cumpanheiros”,  nos meteram. É por isso que o Brasil quer o fim do governo petista. . É o caso de uma decisão política, para que a Nação se livre dessa tragédia para a qual foi empurrada.

RAUPP E TEMER

Esperto, experiente, conhecedor profundo dos bastidores de Brasília, Valdir Raupp mudou ligeirinho de ideia, sobre a convocação de eleição para Presidente ainda esse ano. O vice Michel Temer, seu amigo, não gostou nada da iniciativa de Raupp e o recado chegou aos ouvidos do senador, que foi, durante muito tempo, Presidente nacional do PMDB. Raupp discursou essa semana, dizendo que não há mais tempo para preparar uma eleição. E disse que Temer tem todas as condições de fazer retomar o crescimento do Brasil. Ou seja: a parceria entre os dois líderes peemedebistas voltou, aparentemente incólume.

GARÇON NA PREFEITURA

ACIR VOTA PELO IMPEACHMENT. UNANIMIDADE TAMBÉM NO SENADO - Gente de OpiniãoQuando votou a favor do impeachment da Presidente, o deputado federal Lindomar Garçon oficializou sua pré candidatura à Prefeitura de Porto Velho. Novo membro do PRB, partido ligado à Igreja Universal, ele ingressou na sigla depois que o PMDB decidiu lançar Williames Pimentel à Prefeitura, o deixando de fora. O novo partido fechou questão (foi o primeiro), deixando a base aliada. Havia, entre os membros da nova sigla, alguma desconfiança de que Garçon poderia até se rebelar contra a decisão. Na hora H, contudo, ele seguiu a decisão partidária. É o nome do PRB para a sucessão de Mauro Nazif.

MARIANA PRESSIONADA

Gente de OpiniãoMariana Carvalho teve uma atuação desde antes, durante e depois do processo de impeachment. Seus discursos na Comissão que abriu o processo e, depois, na hora do voto em plenário, domingo, foram elogiados não só em Rondônia, mas no país inteiro. Mariana está cheia de planos para o restante do seu mandato na Câmara Federal e, certamente, num eventual governo Michel Temer, poderá ter muito espaço ainda. O outro lado da moeda é que suas posições  destacadas a tem colocado cada vez mais na alça de mira do tucanato regional, que a querem ver como candidata à Prefeitura. Mariana não quer. Quem ganhará a queda de braço nessa batalha política entre companheiros?

SOBRINHO VOLTANDO

Gente de OpiniãoO ex prefeito Roberto Sobrinho reaparece na mídia, avisando que está na luta política. É o nome indicado pelo PT para concorrer em outubro. Sobrinho reafirmou, em participação na TV, que não tem condenação, que é pré candidato e que jamais cometeu qualquer ato irregular à frente de sua administração de oito anos na administração da Capital. Embora tenha feito muitos inimigos, alguns bastante poderosos, a verdade é que Sobrinho ainda tem um eleitorado cativo e muita gente grata pelo que ele fez de positivo nos dois mandatos. O problema maior dele, além de continuar se defendendo na Justiça, é o partido. O PT nunca esteve tão em baixo como está agora, em Porto Velho, em Rondônia e no Brasil.

OUTROS PROBLEMINHAS

Gente de Opinião

Atenção Defensoria Pública, que está desesperadamente preocupada com a forma como os bandidos presos são transportados: há outros probleminhas que vocês poderiam adotar também. Por exemplo: sabiam que há centenas de crianças sem escola em Porto Velho, mesmo quase no final de abril? E que há uma centena de obras públicas paralisadas, sem que ninguém defenda publicamente a comunidade? Ah, tem também outro caso, fraquinho, sem tanta importância como o transporte de presos, mas bem que vocês poderiam ajudar um pouquinho: as dezenas e dezenas de assaltos praticados todos os dias numa cidade sem policiamento. Não sobra um tempinho pra dar uma mãozinha para as pessoas do bem?

PERGUNTINHA

ACIR VOTA PELO IMPEACHMENT. UNANIMIDADE TAMBÉM NO SENADO - Gente de Opinião

Quando os técnicos e cientistas da NASA serão consultados sobre o andamento das obras do Espaço Alternativo, já que há risco da estrutura prejudicar seriamente a corrida espacial?

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)