Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Adeus a Abelardo Towner de Castro – Besó


Lenha na Fogueira

Adeus a Abelardo Towner de Castro – Besó - Gente de Opinião

Quando o Abelardo Castro era secretário da Secet realizou o 1° Seminário Estadual de Cultura do Estado de Rondônia. O encontro aconteceu no município de Rolim de Moura. A época, eu fazia parte de um grupo de Chorinho que tinha o João no Bandolim e o Haroldo Dori no violão de Sete é claro que eu fazia a percussão.

********

Fomos contratados para animar os intervalos das palestras. Acontece que os representantes dos demais municípios achavam que a gente estava representando Porto Velho e não merecíamos tanta mordomia pois, eles estavam alojados na quadra de esportes de um colégio e nós estávamos no melhor hotel da cidade.

********

Foi formada uma comissão que solicitou explicações do secretário Abelardo sob o porque de os representantes de Porto Velho, estarem num hotel e os demais num alojamento dormindo em colchonetes etc.

********

Adeus a Abelardo Towner de Castro – Besó - Gente de OpiniãoAbelardo explicou que não estávamos representando o município de Porto Velho. Na realidade o representante de Porto Velho nomeado pelo então prefeito Chiquilito Erse, era o Jorge do Areal (que chegou a ser Rei Momo). Abelardo fez um discurso daqueles que só ele sabia fazer e convenceu os representantes dos demais municípios que merecíamos estar hospedados em hotel. “Hoje vamos todos almoçar juntos e nossos colegas músicos vão tocar para a gente”. Os aplausos ecoaram pelo ambiante e todo mundo ficou feliz.

*******

Sempre que nos encontrávamos, ele lembrava de algum lance que passamos juntos em ossas vidas boêmias. A família do Abelardo foi arredantária do Porto Velho Hotel e Agente representante da Paraense Cia Aérea.

*******

Na minha opinião quem acabou com a carreira politica do Besó foi seu Guru Jerônimo Santana. Acontece que Abelardo e o Paulo Struthos tinham sido eleitos com o maior número de votos entre os vereadores e é claro, que a próxima cartada, seria sair o Abelardo para deputado federal e o Paulo para estadual ou vice-versa. Jerônimo com medo de perder a liderança para aqueles meninos, sendo o cacique maior do MDB, convenceu os dois a saírem a Deputado Federal, dividindo votos. Nenhum nem outro consegui se eleger, nem para federal naquela eleição e nem para nenhum cargo, nem mesmo para vereador. Foi o grande golpe aplicado por Jerônimo Santana o Bengala, contra as novas lideranças do PMDB que estavam surgindo e assim, ele reinou até chegar os Raupps.

*******

Adeus a Abelardo Towner de Castro – Besó - Gente de Opinião

Como a vida tem que continuar. Hoje quem se apresenta no carnaval de rua de Porto Velho é o bloco Us Dy Phora do Bosco e família Siqueira. A turma vai se reunir a partir das 17 horas na rua 13 de Setembro e vai brincar carnaval em vários ritmos até as cinco horas da madrugada de sábado. Serão 10 horas de folia.

*******

É por isso que Us Dy Phora é o bloco que mais vende abadá. O desfile mesmo começa a meia-noite e vai até as cinco da madrugada. Vamos nessa que a festa vai ser boa;


 

********

Por falar nisso, mais uma vez tem gente querendo faturar em cima da Banda do V ai Quem Quer. Vi nas redes sociais que estão vendendo camarote para assistir a Banda passar em algum ponto da Carlos Gomes. O valor se não estou enganado é R$ 100.

********

O problema, é que com certeza, os responsáveis pelo camarote que estão dizendo da Banda do Vai Quem Quer, não pertencem a diretoria do bloco comandado pela Siça Andrade também não cumpriram com um bocado de exigências que envolve a segurança de quem estiver brincando carnaval no tal camarote.


 

********

Lembram do caso da MIMOSA, pois é. Muito cuidado com essas promoções. Não caiam na lábia de aventureiros querendo faturar em cima do nome da Banda do Vai Quem Quer. A Siça Andrade nos informou que a Banda não tem nada a ver com a comercialização desse camarote. “É tudo picaretagem”. Será?


Adeus a Abelardo Towner de Castro – Besó - Gente de Opinião

Adeus a Abelardo Towner de Castro – Besó

Rondônia perdeu no dia de ontem 23, um de seus filhos mais carismáticos, seja como estudante, professor, político ou administrador público, Abelardo Towner de Castro Filho também conhecido como Abelardinho e para os mais íntimos como Besó.

O João Paulo das Virgens postou muito bem, no grupo “saudosismo portovelhense”: Abelardo o paraense naturalizado portovelhense. Realmente Abelardo apenas nasceu no estado do Pará sua infância, adolescência e toda vida foi em Porto Velho.

Na juventude Abelardo foi presidente da União Rondoniense dos Estudante – URES onde se destacou como ótimo orador. Quando veio a Revolução de 1964 destacou-se como opositor ao regime militar e ajudou a criar o MDB. Ferrenho defensor do líder maior Jerônimo Santana foi o criador juntamente com seu cunhado Negão (Lucini Pinheiro Filho) do refrão que firmou o codinome “Bengala”. “Bangala neles Jerônimo, Bengala neles...”. Se elegeu vereador por duas vezes em 1972 e em 1976. Na Câmara segundo registra Das Virgens foi defensor dos colonos, seringueiros, ribeirinhos e garimpeiros.

Abelardo tentou por duas vezes se eleger deputado federal quando o Território de Rondônia tinha direito a apenas duas vagas na Câmara dos Deputados em Brasília. Quando Rondônia passou a estado se candidatou a deputado estadual não logrando êxito, porém quando o PMDB assumiu o governo estadual em meados da década de 1980, foi secretário de Cultura desenvolvendo ótimos projetos em prol dos movimentos culturais de Rondônia

Abelardo Castro era um homem sem medos e enfrentava a todos e tudo. Foi um destemido pioneiro que hoje brilha no Céu de Rondônia.

Abelardo Castro por tudo que fez por Rondônia merece todas as considerações e honras. Descansa em Paz!


Us Dy Phora se responsabiliza pela animação nesta sexta

Em seu 11° desfile como bloco carnavalesco, Us Dy Phora promete realizar um super show que segundo sua organização vai durar 10 horas. Adeus a Abelardo Towner de Castro – Besó - Gente de Opinião

Realmente, as atrações que a família Siqueira vem divulgando garante todo esse tempo de folia; Banda Groove Bom, Grupo Me Pega, Kryssia Ugalde e Banda, Thais e Yhaina e Tops DJ Willimes, Nik Top e Wilkes Duany e mais uma Banda especializada em marchinhas e frevos. Todos estarão no trio elétrico Mamoré na tarde noite desta sexta feira 24.

A sede do bloco fica à rua 13 de Setembro no Areal. Us Dy Phora é o bloco que mais coloca foliões vestidos com o abadá. “Acontece que facilitamos a compra parcelando inclusive no cartão de crédito”, explica o presidente João Bosco.

De acordo com programação distribuída pela comissão de carnaval da prefeitura de Porto Velho, o bloco concentra a partir das 16 horas na rua 13 de Setembro. “As ruas por onde o bloco vai desfilar estarão interditadas a partir das 15 horas”, informou o presidente da Comissão de Carnaval Eudes.

O Bloco Us Dy Phora nasceu de uma dicidencia na diretoria do bloco Canto da Coruja no carnaval de 2006, já no carnaval de 2007, os foliões de Porto Velho ficaram surpresos com o anúncio de que, desfilariam. saindo praticamente do mesmo local e na mesma hora, os blocos “Canto da Coruja” e o bloco “Us Dy Phora” o primeiro dirigido pelo Cesinha e o segundo sob o comando da família Siqueira. Felizmente tudo deu certo e as duas agremiações carnavalescas dividiram o espaço atrás do Centro do Menor, em harmonia por alguns anos.

Hoje apenas Us Dy Phora está se apresentando pois, o Canto da Coruja parou. O sucesso do bloco do Bosco é atribuído a diversidade rítmica que é desenvolvida em seu desfile. “Tocamos todos os ritmos em nosso desfile, daí conseguirmos a adesão de públicos que apesar de gostarem de ritmos diferente, tem em comum, brincar o carnaval, não interessa se dançando funk, rock, dance ou marchinhas e frevos”, destaca Bosco Siqueira.

Os abadás do bloco ainda podem ser adquiridos na sede da rua 13 de Setembro. Melhores informações: 99254-4114.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)