Quinta-feira, 17 de maio de 2012 - 20h17
Em homenagem ao centenário das Irmãs Marcelinas no Brasil, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene na manhã desta quinta-feira (17), proposta pelo deputado Adelino Follador (DEM). A sessão foi presidida pelo 2º vice-presidente do Parlamento Estadual, deputado Maurão de Carvalho (PP). O deputado Adelino Follador entregou em nome do Poder Legislativo, uma placa em homenagem ao centenário das Irmãs Marcelinas à diretora a Casa de Saúde Santa Marcelina e da Associação Educacional Santa Marcelina, irmã Lina Maria Ambiel.
Compuseram a mesa o proponente da sessão solene, deputado Adelino Follador; o sub chefe da Casa Civil, Edvaldo Soares, representando o governador Confúcio Moura (PMDB); a diretora da Casa de Saúde Santa Marcelina e da Associação Educacional Santa Marcelina, irmã Lina Maria Ambiel; a vereadora Ana Maria Follador, representando a Câmara Municipal de Cacaulândia; o vigário geral da Arquidiocese de Porto Velho, padre Rui Moreira Feitosa; e, representando a 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
Durante a homenagem foi lido um breve relato sobre a vinda das Irmãs Marcelinas para o Brasil e sua trajetória em Rondônia, no quesito à saúde e educação, além de ser exibido um documentário sobre a instituição, com depoimentos. No Brasil está presente em nove estados. Em Rondônia a instituição tem o Hospital Dr. Marcello Candia, Escola Santa Marcelina (Embratel), Escola Marcello Candia (BR 364, Km 17), Escola Marcelo Candia – Sub sede I e Escola Santa Marcelina de Alto Paraíso.
O Hospital Dr. Marcello Candia com 100 leitos, dois ambulatórios, seis salas cirúrgicas, centro auditivo, centro oftalmológico e oficina ortopédica, atendendo 800 pessoas por dia em 25 especialidades médicas. Hoje é referência regional na qualidade do atendimento ao usuário do SUS em saúde auditiva, visual e no tratamento de hanseníase. Também contribui com a capacitação técnica de cerca de 350 estagiários das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, serviço social e psicologia. Com quatro escolas da Rede de Educação Marcelinas, tem mais de seis mil alunos matriculados, sendo referência em educação pública.
O proponente da sessão solene, deputado Adelino Follador destacou a importância do trabalho abnegado que as irmãs fazem, comentando que tem três freiras em sua família e de sua admiração pelo serviço que elas prestam. Destacou o trabalho prestado pelas Irmãs Marcelinas na educação e saúde. Em nome da Assembleia Legislativa agradeceu por este trabalho de 57 anos em Rondônia, desde a época do ex-território, que desempenham com muita dedicação e espera que consigam com a ajuda de todos ampliar ainda mais esse trabalho. Na oportunidade, colocou-se à disposição em qualquer ação que for útil. Disse que se puder fazer a ampliação do hospital, ao invés do governo construir um, também será um caminho já que o atendimento lá é de excelência.
Representando o governador do Estado, o sub chefe da Casa Civil, Edvaldo Soares, disse da satisfação de participar da homenagem e enalteceu a disposição fraterna com que as irmãs e seus colaboradores acolhem, especialmente as pessoas excluídas e estigmatizadas pela sociedade. Ele reafirmou a disposição do Estado em completar no próximo mês com mais R$ 1 milhão, o total de R$ 3 milhões anuais de contribuição do Estado. Edvaldo Soares lembrou também a dedicação com que a instituição trabalha no setor educacional. “Tudo o que fizermos sempre será pouco para o tanto que as Irmãs Marcelinas dão à sociedade rondoniense”.
A irmã Lina Maria Ambiel entregou ao deputado Maurão de Carvalho, presidindo a sessão solene, o livro “100 anos das Irmãs Marcelinas no Brasil”. Maurão de Carvalho, além de parabenizar a instituição, lembrou que desde a Legislatura de 2001, os deputados destinam recursos as Irmãs Marcelinas no Orçamento Estadual. Mas, o parlamentar intercedeu para que novamente neste ano, os demais deputados direcionem de suas emendas individuais para uma emenda coletiva, recursos para a instituição no Orçamento do Estado.
O deputado Ribamar Araújo (PT) destacou que, como é impossível multiplicar o número de irmãs marcelinas para ampliar a oferta de atendimento ao próximo, seria bom se todos os administradores públicos se espelhassem no trabalho dessas religiosas. “Acima da organização e da dedicação o que mais me impressiona é o amor delas”, frisou o parlamentar.
Representando a Câmara Municipal de Cacaulândia, a vereador Ana Maria Follador, que é esposa do deputado Adelino Follador, citou a missão das irmãs em fazer a vontade de Deus. “Elas tiveram que deixar a família, a individualidade para dedicação exclusiva a uma causa tão nobre” destacou ela.
O vigário geral da Arquidiocese de PortoVelho, padre Rui Moreira Feitosa, lembrou que apenas em Porto Velho são mais de seis mil alunos atendidos pelas irmãs marcelinas. “Somos abençoados por ter a benfeitoria dessas servas de Deus,” observou, citando ainda o zelo das irmãs pelos patrimônios onde elas mantêm atividades.
No encerramento o deputado Maurão de Carvalho, presidindo a sessão, disse que a homenagem é justa e que estarão trabalhando para ajudar a instituição com Emenda Coletiva para beneficiar a instituição, sendo que as Irmãs Marcelinas têm o reconhecimento do Parlamento Estadual. “Sei que não é fácil administrar uma instituição como essa, que muitas vezes gera angústia por não ter como pagar seus prestadores de serviço, mas com certeza Deus tem dado o sustento e força para que continuem fazendo este trabalho abençoado” concluiu. A sessão solene foi encerrada ao som de uma apresentação musical com gaita.
Fonte/Fotos: ALE/RO
Porto Velho: Convocação para posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos é publicada
A Câmara Municipal de Porto Velho, através do Presidente Márcio Pacele Vieira da Silva (Republicanos), divulgou na edição desta sexta-feira do Diári
O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou uma grande vitória para os produtores rurais que enfrentavam dificuldades devido a embargos em suas
Reunião entre prefeito Léo Moraes e vereadores: desafios e falta de diálogo marcam o encontro
Na última reunião realizada entre o recém-diplomado prefeito Léo Moraes (PODEMOS) e um grupo de onze vereadores, o clima foi de tensão e descontenta
Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC
Na sessão realizada na noite da última quinta-feira (19), a Câmara dos Deputados votou e aprovou o Projeto de Lei 4614/24, que propunha alterações c