Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ALIANÇAS ROMPIDAS - Por Carlos Sperança


 ALIANÇAS ROMPIDAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião
Um novo cenário

Num ano marcado pelas reviravoltas políticas, uma nova situação surgiu ontem com a decisão do governador Confúcio Moura, sob ameaça de impeachment na Assembléia Legislativa, desistir da disputa ao Senado e permanecer até o final do seu mandato a frente do Centro Político Administrativo. O novo cenário provocou uma cisão entre o governador Confúcio Moura (MDB) que tinha convidado Daniel Pereira (PSB) para ser candidato ao governo do estado na semana passada sendo que esta articulação teria desagradado o presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB) também pré-candidato ao governo.

ALIANÇAS ROMPIDAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião


O que se fala nos bastidores é que com controle da maioria dos deputados no Poder Legislativo, sob ameaça de uma CPI e até de  um  processo de impeachment  em cima de Confúcio, Maurão e o MDB encurralaram e tornaram refém o governador que se viu obrigado a sustar sua aliança com o PSB de Daniel Pereira. O rompimento ecoa por todo o estado e o vice Daniel Pereira manifestou toda sua revolta numa entrevista exclusiva ao apresentador Arimar de Sá no inicio da noite de ontem pela TV Gazeta e uma rede de emissoras de rádio. E tem mais reviravoltas a caminho!
 ALIANÇAS ROMPIDAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião



Aliança rompidas
ALIANÇAS ROMPIDAS - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoCom a aliança rompida entre o MDB e o PSB, possivelmente o vice Daniel Pereira não assumirá ogoverno do estado em abril, o governador Confúcio Moura não disputará uma cadeira ao Senado como o MDB queria, mas o candidato ao governo do MDB Maurão de Carvalho poderá também sair de cena caso a fita da chantagem ao governador seja verdadeira. A briga parece feia e mais uma vez – isto é histórico  e recorrente em Rondônia - a base aliada do governo se rompe facilitando as coisas para a oposição.


O grande duelo
Com dois candidatos de ponta á Câmara dos Deputados, que são Mariana Carvalho (PSDB) e Leo Moraes (PPS), teremos um grande duelo na capital. Mariana, a abelha rainha local, Leo Moraes, um parlamentar em ascensão e em condições de destronar a tucaninha. E entre estas duas lideranças, temos ainda o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) e o deputado Garçom (PRB) na mesma peleja, tornando disputa bem interessante.


Corrida presidencial
Como fica a corrida presidencial sem o ex-presidente Lula, prestes a ser preso pelos seus malfeitos e ainda com tantos processos nas costas? É isto que os institutos de pesquisas começam a medir nos estados além da possível transferência de votos para quem ele apoiar no PT ou de outra legenda. Ao meio de tantos candidatos, começam também a se destacar, além de Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) e Álvaro Dias (Podemos-PR).


Fora da aliança
O encontro nacional do PSB, realizado no final de semana e que contou com a presença dos caciques rondonienses Daniel Pereira e Jesualdo Pires, rechaçou aliança em São Paulo com a candidatura do presidenciável Geraldo Alckmin e cogitou acordo com os presidenciáveis Álvaro Dias (Podemos) ou Ciro Gomes (PDT). O PSB é um partido em ascensão, não tem candidato a Presidência. Portanto, seu apoio é muito requisitado pelos partidos.


PT encolhendo
Em Rondônia, o PT, que vem encolhendo nas últimas eleições pode desidratar mais ainda por falta de candidaturas mais expressivas a ALE, Câmara dos Deputados e Senado. Além disto, ocorreram muitas defecções. O maior prejuízo, no entanto, seria a desistência do ex-prefeito Roberto Sobrinho em disputar cadeira para ALE-RO. Sobrinho é maior que PT e tem adeptos de vários partidos tornando o ex-alcaide nome de ponta para aquela casa de Leis.


Via Direta
*** Só depois de quatro anos, após a tragédia no Rio Madeira é que as famílias desabrigadas daquela cheia receberam casas populares em Porto Velho *** Mesmo assim é bem melhor do que em outros estados, onde enchentes e soterramentos já fazem uma década e que ninguém até agora foi beneficiado *** Um clima de insegurança paira sobre a classe política com as últimas decisões a respeito dos fichas sujas. A lista dos pilantras esta quentinha, no forno...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)