Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Apresentação do Az de Ouro - Por Zekatraca


Lenha na Fogueira

Gente de Opinião

Carta do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.


********
Diante dos novos fatos que envolvem os motivos da renúncia do ministro interino do MinC e da grave situação em que Ministério se encontra, o Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura vem a público se manifestar:

********
1. Desde o processo de mudança no Governo Federal, o Ministério da Cultura não se recuperou em sua integridade. Em carta assinada pelos dirigentes deste Fórum em maio de 2016, exigíamos a manutenção do MinC em sua integridade e contra sua extinção, qualquer tipo de fusão ou sua transformação em secretaria nacional;

********

2. A manutenção do MinC na estrutura do Governo ocorreu em função da mobilização e pressão dos campos artísticos e culturais junto com a sociedade brasileira e não por uma determinação política e estratégica do Governo;

*********
3. No dia 16/03/2017, o Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura esteve em reunião com o então ministro Roberto Freire e lhe entregou um documento com uma pauta pragmática cobrando pelo menos os cumprimentos contratuais dos objetos firmados em torno dos convênios entre o MinC e as secretarias estaduais de cultura:

********

4. Em todo esse período o MinC não foi e nem tem sido capaz de aprovar qualquer Plano de Trabalho, responder diligências, empenhar recursos, ordenar despesas e repassar recursos financeiros referentes aos convênios com os estados da federação brasileira, acarretando em prejuízos imensuráveis para a política de descentralização dos recursos e do pacto federativo de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura;

********

5. As palavras do ex-ministro interino, João Batista de Andrade, em entrevista à Rádio Jovem Pan de São Paulo no último dia 16/06, sobre "um Ministério inviável", que "virou um lugar vago onde todo mundo é candidato sem qualquer ideia de política cultural", revelam, na verdade, a percepção, o lugar e o papel da cultura, das artes e da política cultural para o Governo que por hora dirige o país.

*********

Dito isso, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura denuncia com veemência o desrespeito institucional não só com o Ministério da Cultura, mas com toda a comunidade cultural, com o riquíssimo patrimônio cultural brasileiro, o que, em última análise, é um desrespeito com a sociedade e com a garantia constitucional do direito à cultura e do acesso aos bens e serviços culturais a todos os brasileiros e brasileiras.

*********
O Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura vem, outra vez, defender a integralidade do Ministério da Cultura e reafirmar seu lugar e o papel das políticas culturais para o desenvolvimento do Brasil, sua soberania nacional, o pensamento crítico e inventivo dos brasileiros, o desenvolvimento social e econômico, bem como para o exercício pleno da democracia.

*********
Nestes termos, e tendo em conta a evolução recente do quadro político, o desmonte das conquistas históricas das políticas públicas de caráter social, entre elas as de Cultura, o Fórum manifesta o desejo de um novo pacto democrático para o país.

********

(Assina o documento todos os secretários e superintendentes de cultura de todos os estados brasileiros, inclusive Rodnei Antônio Paes de Rondônia).

*********

Enquanto isso faltam apenas 13 dias para o inicio do Areraial Flor do Maracujá e a prefeitura ainda não repassou a subvenção dosgrupos folclóricos. Assim fica difícil realizar um ótimo espetáculo.

*********

E aí prefeito! O compromisso de conseguir recursos para os grupos folclóricos, junto a empresas privadas, tá de pé?


São João no Mercado

encerra com homenagens

Gente de Opinião

A Semdestur encerrou domingo dia 18, as apresentações de grupos folclóricos, pelo Projeto “É São João no Mercado Cultural”, com os espetáculos, do Grupo de Crimbó Ceron/Caerd; Boi Mirim Brilhantinho; Junina Rosas de Ouro; Boi Bumbá Az de Ouro e Junina Girassol das Três Marias.

Salientamos que todas as apresentações foram bastante aplaudidas, pelo público que literalmente, lotou a praça Getúlio Vargas e o Calçadão Manelão. O Boi Mirim Brilhantinho mostrou como seus itens Rainha da Marujada, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhá Poranga e Pajé estão se preparando para o Flor do Maracujá e ainda contou com a participação especial do grupo de dança Waitiku Mayakan.

A “Rosas de Ouro” do bairro Boa Esperança foi show, destaque para o marcador e casal de noivos. A presidente Neiva Mariano justificou a ausência de alguns pares, “Mesmo assim mostramos que lutaremos pelo título do Flor”. O último grupo a se apresentar na festa de encerramento do Projeto no Mercado Cultural, foi a Junina Girassol das Três Marias que mostrou, porque é considerada como uma das melhores juninas de Porto Velho, os brincantes comandados pelo coreografo Bené deram show de animação e ainda colocou o secretário da Semdestur Júlio César dançando como “Noivo”.


Homenagem ao tecladista Einstein

Gente de Opinião

O Bumbá Az de Ouro convidado para encerrar as apresentações de bumbás do Projeto no Mercado, em parceria com os bois Marronzinho e Diamante Negro prestou homenagem ao músico tecladista Selmo da Silva Nobre conhecido no meio musical como Einstein, que faleceu no último dia 14. Einstein atuou como tecladista em vários grupos de bumbás e quadrilhas. Da homenagem participaram os levantadores de toadas Fábio Góis, Márcio Nascimento e Thiago Paiva.

Apresentação do Az de Ouro

Gente de Opinião

O levantador de toadas Fábio Góis começou a apresentação do bumbá dirigido pelo Silfarney Silva com uma “Meia Lua” (desafio de amos) que contou com a participação do Márcio Nascimento do bumbá Marronzinho. Os lembraram o início do grupo fundado pelo folclorista Nonato Guedes e algumas toadas do início da década de 1990, de autoria do Sílvio Santos. Logo depois o apresentador Frank Primavera anunciou o show dos itens Rainha da Marujada (Cristina Lima), Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga e Pajé.

De acordo com o secretário Júlio César, o Projeto vai passar a ser apresentado após o Flor do Maracujá, no Parque da Cidade. “Quero neste momento, agradecer de coração, todos os dirigentes dos grupos folclóricos que durante esses domingos, se apresentaram nesse evento tão bem coordenado pela Mary Cyanne. Obrigado”. finalizou Júlio.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)