Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Artes plásticas invade Arena Flor do Maracujá - Por Zekatraca


 
Gente de Opinião

As artes plásticas praticadas em Porto Velho, nas pessoas dos artistas João Zoghbi, Ismael Barreto e Rita Queiroz, foi o destaque durante a apresentação da quadrilha “Matutos do Guaporé” na noite da última sexta feira (07), na 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
 
Gente de Opinião

O espetáculo começou com o apresentador do grupo, contando a história das artes plásticas, enquanto alguns jovens com as mãos lambuzadas de tinta coloriam sua roupa. De repente o canhão de luz foi direcionado para um dos lados da arena e focalizou os artistas Zoghbi, Ismael e Rita que literalmente estavam pintando cada um uma tela, o público aplaudiu calorosamente. Para completar, o marcador Plácido Teixeira anunciou a homenagem ao artesanato, colocando na arena um Artesão e uma Costureira, outra sacada maravilhosa. A quadrilha Matutos do Guaporé a primeira a se apresentar pelo Grupo Especial no Flor do Maracujá 2017.
 
Gente de Opinião

As apresentações começaram com a quadrilha mirim Unidos do Palheiral que dançou pelo Grupo de Acesso, seguida da bizarra apresentação do boi bumbá “Teimoso” do município de Candeias do Jamari, que foi seguida da junina “Estrela Divina” que apesar de não se apresentar com a quantidade de pares exigidos pelo regulamento, conseguiu envolver o público que literalmente lotou as arquibancadas.
Programação de hoje (09.07.17)
20 horas – Quadrilha Santo Antônio (de Humaitá -AM)
21 horas ´Quadrilha Estrela do Norte
22h05 horas – Boi Bumbá Tira Teima


23h10 horas – Quadrilha Mocidade Junina


Gente de Opinião

O Flor do Maracujá começou pra valer, na noite de sexta feira 7, quando os grupos Estrela Divina e Matutos do Guaporé abriram as apresentações pelo Grupo Especial da Federon.


*******
Sem sombra de dúvida, o Flor do Maracujá, é o maior evento turístico/cultural e financeiro do estado de Rondônia e em especial de Porto Velho. Pois gera emprego e renda e proporciona lazer para a população que fica muito bem informada sobre a nossa Cultura Popular, pois os grupos folclóricos (todos) apresentam Temas baseados em lendas e história.


*******
De segunda feira (3), dia da abertura da 36ª Mostra até sexta feira passada dia 07, segundo a direção da Federon, a Cidade da Cultura registrou em média, a presença de 8 mil pessoas dia. Sexta foi o dia que o Flor recebeu maior número de espectadores, aproximadamente 12 mil pessoas.


*******
Vale salientar que o trabalho da Semtran no controle do trânsito na Lauro Sodré entre a avenida dos Imigrantes até a Cidade da Cultura, assim como o controle dos estacionamentos está muito bom. A prefeitura também limitou ao máximo, o número de ambulantes fora do Flor do Maracujá e com isso, está evitando aglomeração no meio da rua.


*******
Outra, já está funcionando a linha de ônibus especial Flor do Maracujá que fica até as 2 horas da madrugada.


*******
Vendo que o Flor do Maracujá pode se transformar em ótimo produto turístico, o superintendente da Setur Júlio Olivar através de sua equipe técnica, vai desenvolver um Projeto para, já em 2018, colocar o evento no trade turístico brasileiro. “Essa festa tem que ser lavada para fora de Rondônia, tem que se transformar em roteiro turístico nacional e internacional. Assim que terminar o Flor do Maracujá deste ano, vamos convocar a direção da Federon para juntos desenvolvermos esse Projeto”, disse Júlio Olivar.


*******
No lançamento do Museu de Gente que aconteceu na última quarta feira dia 5, no auditório do Palácio Rio Madeira, os artistas que tiveram suas histórias registradas pela professora Nazaré Silva, assim que terminou a solenidade, fizeram questão de conversar com o Júlio para agradecer, não apenas suas inclusões no Museu, mas, porque viram que a Setur através da visão do seu superintendente, pode se transformar numa forte aliada dos eventos culturais em Rondônia. “Não sabia que o Júlio tinha essa maravilhosa visão”, disse o artista plástico João Zoghbi convidado a visitar a Setur.


*******
Outro artista que mereceu atenção especial, foi meu particular amigo Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha para o qual Júlio deu seu cartão de visita, solicitando sua presença no edifício Rio Cautário. Enfim, como se diz hoje em dia: O Júlio Olivar está bem na foto perante os artistas. Ainda esta semana Júlio visitará o Arraial Flor do Maracujá.


*******
Por falar em Flor do Maracujá a direção da Federon, deve tomar providências quanto a qualidade da apresentação de alguns grupos. O público não pode ser penalizado com apresentações do tipo da que aconteceu na última sexta feira 07, quando um grupo folclórico se apresentou totalmente fora dos padrões de uma festa como é o Flor do Maracujá. É preciso tratar com mais profissionalismo as apresentações no Flor.


*******
Se queremos no futuro, passar a cobrar ingresso no Flor do Maracujá, é preciso primar pela qualidade das apresentações.

*******
Amanhã dia 10, a programação será a seguinte: Quadrilhas Rosa Divina Mirim e Adulta; Boi Bumbá Marronzinho e Quadrilha Flor da Primavera.


*******

O melhor do Flor do Maracujá são as apresentações dos grupos de quadrilhas. Hoje temos a quadrilha Santo Antônio quem vem de Humaitá (AM), Quadrilha Estrela do Norte e Quadrilha Mocidade Junina.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)