Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

CHAPA PETISTA - Por Carlos Sperança


A igualdade de direitos

Substituindo o estatuto do estrangeiro, uma herança do regime militar, o Congresso Nacional aprovou a nova lei de migração no Brasil. O novo texto entrou em vigor ainda em novembro, tendo como princípios a igualdade de direitos, o combate a xenofobia e a discriminação.

Atualmente, os migrantes que desembarcaram nas últimas décadas no País são menos do que 1 por cento da população brasileira. Terão direito então a segurança jurídica, já que nas legislações anteriores era autorizada a retirada do migrante compulsoriamente.

Entre as mudanças, estão novos requisitos para o visto temporário, as definições das regras para a extradição, deportação e acolhida humanitária. A nova lei representa avanços com relação ao estatuto do estrangeiro e estabelece princípios e diretrizes que guiarão a futura política migratória e também prevê proteção para os apátridas, exilados e brasileiros emigrados.

E mais: A nova norma estabelecida na Lei impede a repatriação, deportação e expulsões coletivas, todas vedadas pelo direito internacional.


Chapa petista

CHAPA PETISTA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião CHAPA PETISTA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião CHAPA PETISTA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoCom o ex-presidente Luis Inácio Gente de OpiniãoLula da Silva bem posicionado nas pesquisas, os petistas rondonienses estão de asas crescidas e já projetam a eleição de pelo menos dois deputados estaduais e um federal em Rondônia. Os estaduais seriam Lazinho da Fetagro (Jaru) e Roberto Sobrinho (Porto Velho). O federal seria Anselmo de Jesus (Ji-Paraná). Ao governo estadual boa parte dos petistas apóia Maurão de Carvalho (PMDB).


 

Diligência na BR

CHAPA PETISTA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) escolheu o auge do inverno amazônico, quando as chuvas se intensificam na região, para mostrar a situação da BR 319 visando sensibilizar as esferas federais. Foi convocada uma diligência a partir do dia 15 de janeiro, reunindo uma caravana de parlamentares, autoridades federais, representantes do segmento empresarial e da imprensa dos estados da região para participar da aventura. Nesta época até tatu com chuteira sofre para transitar na estrada.

CHAPA PETISTA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião


Aliança do PMDB

Gente de OpiniãoCom dois deputados feGente de Opiniãoderais buscando a reeleição – Marinha Raupp (Rolim de Moura) e Lucio Mosquini (Ouro Preto do Oeste) – o PMDB busca  formar coligação forte para reforçar suas paliçadas. Neste sentido o PTB local, que tem um representante no Congresso Nacional, o deputado Nilton Capixaba (Cacoal), pode ser um dos principais aliados da legenda peemedebista que tem Valdir Raupp candidato a reeleição ao Senado.

A expectativa

Depois de dois anos seguidos urrando com o elevado índice de desemprego e a sua economia seriamente afetada, o final de 2017 esta sinalizando uma ressurreição econômica para Porto Velho. Os centros comerciais das avenidas 7 de Setembro (Centro histórico), Jatuarana (Zona Sul) e Amador dos Reis (Zona Leste) foram bem sucedidos com suas promoções  projetadas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas –CDL, mostrando uma excelente reação.

Clã Donadon

Gente de OpiniãoO clã Donadon, que já tGente de Opiniãoem a prefeita de Vilhena Rosane e a deputada estadual Rosangela em seus quadros, deve se reforçar nas eleições do ano que vem com a possível eleição deputado federal do ex-prefeito Melki Donadon que esta ingressando no PDT. Ele é considerado o nome mais forte na região sul do estado. Se for bem sucedido, o grupo político retomará a força dos anos 90, depois de um período em decadência nos anos seguintes com a cassação do então deputado federal Natan Donadon.



 

Via Direta

*** Mesmo com atraso, O DNIT vai investir recursos na ordem de R$ 69, 5 milhões nos próximos cinco anos para dragar os trechos mais críticos do Rio Madeira *** A medida visa garantir a navegabilidade das embarcações do corretor de grãos fluvial, ao longo de 1086 quilômetros entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) Gente de Opinião***Gente de OpiniãoTrocando de saco para mala: O PDT deflagrou o processo de seleção de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados para o ano que vem.   

CHAPA PETISTA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

 .

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)