Terça-feira, 8 de setembro de 2015 - 12h52
A Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Jesuino Boabaid (PTdoB) e composta pelos deputados Léo Morais (PTB) e Dr. Neidson (PTdoB), decidiu na manhã desta terça-feira (8) convidar o secretário de Justiça (Sejus), Marcos Rocha, para prestar esclarecimentos sobre a sua pasta. Também serão convidados os presidentes do sindicato dos agentes penitenciários e da associação dos agentes penitenciários do Estado de Rondônia.
O convite para o comparecimento do secretário é para explicar notícias veiculadas na imprensa dando conta de que um pedido de intervenção federal seja aplicado na Sejus, ainda relacionado com a rebelião ocorrida em 2002, quando 27 detentos foram mortos pelos próprios companheiros.
O julgamento dos envolvidos teve início em maio de 2010 e em 2011 a Corte Interamericana de Direitos Humanos determinou uma série de medidas para que o Estado cumprisse, tornando o presídio mais humano para a ressocialização dos detentos.
O caso ainda está sofrendo reviravoltas até hoje, tendo em vista que os agentes penitenciários, alegando falta de condições de trabalho, ingressaram com o pedido de intervenção junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Universitário
Jesuino Boabaid também discutiu a situação dos moradores do bairro Universitário que, segundo ele, tem o dia 14 próximo como data marcada para saírem do local em virtude de um mandado de reintegração de posse.
Segundo Jesuino, a Prefeitura de Porto Velho tinha garantido entrar com projeto de desapropriação para que o mandado fosse sustado, porém, até agora nada foi feito e pelos trâmites normais não haverá tempo hábil para tanto.
Boabaid pediu a união das comissões de Habitação e de Direitos Humanos para que alguma coisa seja feita para se evitar um provável derramamento de sangue, haja visto que os moradores afirmam que não vão sair pacificamente.
Fonte: Decom / ALE / David Casseb
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho
O setor produtivo de pescados em Rondônia enfrenta um momento de grande preocupação devido ao encerramento, em 31 de dezembro de 2024, da isenção tr