Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Contingenciamento - Por Carlos Sperança


 

O mérito de Nazif

O ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) que deixou o cargo em janeiro vai passar para a história local como um mandatário com pouco tino administrativo, mas deixa um legado importante para seu sucessor: é o primeiro que não retaliou seu sucessor como era hábito nestas bandas.

Até Nazif transmitir o cargo para Hildon Chaves, o modus operandi dos prefeitos na transmissão de cargos era de deixar o caixa zerado e uma montoeira de problemas imediatos para o sucessor resolver. Tanto nas eleições de Chiquilito Erse como na de José Guedes, com suas militâncias raivosas, a prática foi de retaliações.

De Carlinhos Camurça para Roberto Sobrinho, não havia sequer uma enxada para capinar o pátio da Secretaria de Obras. De Sobrinho para Nazif, a herança de prefeito  e secretários presos com desvio de milhões e milhões, mais pane geral nos computadores, deixou uma herança terrível. Mas de Nazif para Chaves se deixou dinheiro em caixa e ele recebeu até elogios do o sucessor.”Ele (Nazif) agiu como um estadista”, disse.  




 

Contingenciamento

Já rola chiadeira contra o contingenciamento de recurso na Polícia Federal é do Oiapoque ao Chuí. Se for aprovado o corte projetado pelas esferas econômicas, a previsão é de uma redução de 44 por cento de recursos destinados ao órgão ao longo de 2017 o que seria, conforme o senador Telmário Motta (RR) uma queda de R$ 5 bilhões para R$ 2 bilhões refletindo na paralisação imediata da Operação Lava a Jato.

Vice de Maurão

Confirmado pelo PMDB de Valdir Raupp como provável candidato ao governo pelo partido, o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembléia Legislativa tem sido assediado para escolher logo seu vice. Maurão explica que ainda é cedo para falar na escolha de vice e o processo de definição será feito junto aos partidos aliados ao seu “Frentão”. Acredita-se que seu vice será de Porto Velho.

Marca recorde

Se alguma coisa não for feita no Congresso Nacional para barrar a criação de novas legendas – as cláusulas de barreira seria uma solução – o Brasil chegará às eleições de 2018 com cerca de 100 legendas partidária sendo quase a metade em gestação. Delas apenas a PODEMOS, sucedendo o PTN, desponta como sigla de porte representativo e com candidatos a presidência da República e governos estaduais.

Confúcio x Hermínio

Desde a legislatura passada que o governador Confúcio Moura e o deputado estadual Hermínio Coelho não se bicam.  Sem papas na língua, o ex-presidente da Assembléia Legislativa sempre causou transtornos à gestão do desafeto peemedebista considerada perseguidora e vingativa pelo parlamentar oposicionista. Agora as pendengas entre eles acabaram nas barras da justiça.

A coincidência

A Comissão Especial que trata da proposta sobre duração e coincidência de mandatos políticos, a PEC 77/03, adiou a reunião para hoje, quinta--feira. Como se sabe a proposta de autoria do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) acaba com a reeleição majoritária, determina a coincidência das eleições e fixa em cinco anos a duração dos mandatos eletivos, nos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo e Legislativo.
 

Via Direta

*** O prefeito HIldon Chaves (PSDB) deu o pontapé inicial do seu programa de asfaltamento em Porto Velho com toda pompa e circunstância cenográfica *** Como se sabe, existe um déficit de 400 quilômetros de ruas pavimentadas na capital rondoniense *** Mas teme-se que com obras de infra-estrutura previstas dezenas de ruas que foram asfaltadas sejam cortadas para receber a tubulação de água e esgoto *** Seria bom a prefeitura se entender com a Caerd sobre seus projetos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)