Sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 05h06
Desde a última terça feira 25, quem passa pela rua Presidente Dutra em frente ao teatro Palácio das Artes Rondônia, fica admirado com seis esculturas gigantes construídas em ferro, que estão instaladas na área de entrada do teatro. A execução das peças foi sugerida há mais de quinze anos, pela deputada Marinha Raupp ao artista escultor Julio Carvalho. “Na época seriam apenas duas peças”, lembra Julio. Recentemente, ha coisa de cinco anos, os responsáveis pela conclusão da obra do teatro, chamaram o artista e encomendaram as seis peças, que agora foram instaladas no local. As esculturas estão dentro do tema teatro, e representam as artes dramáticas e as artes rítmicas. “As seis esculturas foram inspiradas numa trupe medieval onde o básico é um instrumento de sopro, um instrumento de corda e um de percussão e seus dançarinos”. Assim o artista Julio Carvalho descreve as esculturas.
Outra referencia, a da disposição das peças, o artista foi buscar na obra, “Os Profetas” do famoso artista Aleijadinho que estão em frente ao Santuário de Bom Jesus do Matosinhos em Congonhas do Campo (MG).
As peças foram confeccionadas em chapa de ferro de ¾”, com exceção dos instrumentos que são em ferro mais fino, e têm em torno de 3,20 metros de altura. “Uma coisa que me perguntam muito é, por que a cor azul? Acontece que o estilo dessas esculturas, remete ao movimento concretista onde se utilizava as cores básicas e primárias que são o azul, vermelho e o amarelo; adiciona-se também como acessório o preto” explica o artista.
O Teatro Palácio das Artes Rondônia fica localizado a rua Presidente Dutra em frente ao prédio do Tribunal de Contas de Rondônia no bairro Pedrinhas em Porto Velho.
Lenha na Fogueira
Hoje a colônia paraibana de Porto Velho e até a do estado de Rondônia, vai marcar presença no Teatro Palácio das Artes Rondônia.
********
Acontece que o humorista pessoense Zé Lezin ou Zé Paraíba vai se apresentar a partir das 20h00, no maior teatro da região Norte.
********
Sendo assim, os não paraibanos que quiserem assistir o espetáculo do Zé Lezin têm que chegar cedo ao teatro, pra ver se consegue uma poltrona pra sentar.
*******
Yodon (D) e sua Marilza, dizem que vão levar a Veronilda e até marcaram encontro na frente do teatro com o Lenilson Guedes (E). Todo mundo de chapéu de couro no estilo Zé Lezin.
Yodon
*******
Tão dizendo que até o Severino Costa presidente da Fundação Palácio das Artes vai receber o público, de “alpargata” e chapéu de cangaceiro. Ele é paraibano roxo.
********
Agora falando sério:
*******
Esta coluna parabenizando o fotógrafo Rosinaldo Machado que está completando 64 anos de idade e 45 como profissional da fotografia.
********
Machado veio pra cá, na caravana do Coronel Jorge Teixeira naquele dia 10 de abril de 1979 e foi contratado pelo governo do Território de Rondônia. Talvez seja portador do maior acervo fotográfico da implantação do Estado de Rondônia, pois era o fotógrafo preferido do Teixeirão. Parabéns amigo Machado.
********
Aí vem o outro lado da moeda! Desculpa pelo mau jeito, no jeito que o Vascão da Gama arranjou para “Eliminar” o Urubu da Copa do Brasil. Aliás, o Vasco corre o risco de ser desclassificado, pois no Brasil a Lei Ambiental proíbe o abate de URUBU capenga.
*********
Não sou muito de usar esta coluna para falar de futebol, porém, desta vez não tem como não cair de “pau” em cima da urubuzada lambuzada!
********
Somos sim o lanterna do brasileirão, mas, não perdemos pros urubus nem que a vaca “tussa”. É prego batido e ponta virada. Os colegas que torcem pelo timinho chamado de “framengo” nem apareceram pra trabalhar na montagem da exposição dos 21 anos do Diário. Três artistas frustrados. João Zoghbi, Franciney e Roni Carvalho.
********
O guerreiro desertou do fronte antes de tocar o rancho, onde foi servido milk shake com bolinho de BACALHAU.
********
São quatro partidas consecutivas sem ganhar do Vasco da Gama. Tão dizendo que o Eurico vai solicitar a CBF que no brasileirão todos os jogos do Vasco seja contra o Flamengo aí a classificação será garantida.
********
O Vasco pode até dizer que está com 16 pontos no brasileirão, pois ainda falta jogar com o “framengo” no segundo turno e isso são três pontos garantidos!
********
Agora precisamos apenas de 27 pontos para garantir a vaga na primeira divisão o que quer dizer, nove vitórias em 17 possíveis. É divagar demais, é igual o enredo da escola Asfaltão “Sonho, Utopia...”. Nós Vascaínos somos assim mesmo, acreditamos que sempre vai dar pra chegar ou pra ficar!
********
La em cima parabenizamos o fotografo Machado e aqui em baixo, vamos abrir espaço para parabenizar outro grande profissional da fotografia. J Gomes.
********
J Gomes é fotografo aqui no Diário da Amazônia faz um bocado de tempo e posso garantir, que não conheço acervo fotográfico da natureza amazônica melhor que o dele. Pena que não concorde em realizar exposição desse trabalho maravilhoso.
********
A turma do jornal mandou preparar umas BROAS pra cantar o parabéns pro J Gomes na tarde de hoje. Parabéns AMIGÃO! (de todos os políticos).
Dia do Voluntariado comemorado na Feira do Porto
Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado 28 de agosto, acontecerá programação especial em Porto Velho sob a coordenação da Alumni de Rondônia; “Seu Ambiente Nosso Meio” projeto idealizado pela Embaixada dos Estados Unidos da América que convida toda a população para participar das atividades que serão desenvolvidas neste sábado dia 29 com a seguinte programação
Das 9h às 12h, na Vila Princesa, serão desenvolvidas atividades de atendimento de saúde e beleza para a comunidade.
E das 18 às 22 horas, na Praça Aluízio Ferreira, serão realizadas oficinas de reutilização de material e atividades de orientações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Contando com a apresentação cultural das bandas: Nitro, Analu, e Grupo Sem Radar
O referido encontro tem como objetivo abordar alguns pontos da lei 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a população, sensibilizar sobre a necessidade de dar a destinação adequada aos resíduos e mostrar possibilidades de reutilização de material.
Um adido cultural da Embaixada dos Estados Unidos estará presente nas atividades.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando