Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fecomércio-RO e Fecomercio-AM prestigiam cem anos do Alto Madeira


Com uma solenidade na Casa de Cultura Ivan Marrocos, no último sábado, 15 de abril, o jornal Alto Madeira comemorou os seus cem anos de circulação ininterrupta em Rondônia, um feito alcançado por poucos jornais brasileiros.

Fecomércio-RO e Fecomercio-AM prestigiam cem anos do Alto Madeira - Gente de Opinião
Senador Valdir Raupp, Luiz Tourinho, José Tadros (CNC) e superintendente de cultura Rodnei Paes

Jornalistas com mais de 30 anos dedicados ao jornalismo e que tiveram a honra de trabalhar no jornal, como Ciro Pinheiro, José Carlos de Sá, Lúcio Albuquerque, Rosinaldo Machado (fotógrafo), Vismar Kfouri, Silvio Persivo, Silvio Santos, historiadores, professores da Unir, artistas plásticos, empresários e colaboradores, além do secretário estadual de Cultura, Júlio Olivar, também prestigiaram o evento.

A solenidade foi marcada pela abertura da exposição de 100 anos da trajetória do jornal que foi iniciada por uma “viagem” expositiva do professor e vereador Aleks Palitot rememorando, ao comentar cada mural, como o jornal, efetivamente, imprimiu letra a letra os fatos da história de Rondônia.

O presidente da Fecomécio-RO, Raniery Coelho, foi representado pela consultora executiva Cileide de Macedo na solenidade que também contou com a presença de inúmeras autoridades, entre as quais o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio-CNC, e presidente da Federação do Comércio do Amazonas, José Roberto Tadros, a superintendente Simone Guimarães, que vieram a Porto Velho especialmente prestigiar as comemorações do centenário.

Também presente à solenidade, o senador Valdir Raupp, que foi lembrado por sua importante participação na luta pela integração regional e pela implantação da Ferrovia Transcontinental, em especial no trecho entre Porto Velho e Sapezal (MT), a denominada Ferrovia da Soja.

ACERVO

Durante a cerimônia foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Alto Madeira e o Governo do Estado de Rondônia, representado pela Sejucel, para permitir que a exposição da trajetória do Alto Madeira fique disponível para o público. Na ocasião foi feita a obliteração, pelos diretores do Alto Madeira, Luiz, Euro e Neuza Tourinho, do selo comemorativo, lançado pelos Correios, relativo ao centenário do jornal com a presença do jornalista Gustavo San Felipe, que representou os Correios.

Na solenidade também foi assinado convênio com a Biblioteca Nacional para que todo o acervo do Alto Madeira possa ser inserido na Hemeroteca Digital Brasileira. Segundo a diretora Liz Tourinho, os dois convênios que disponibilizam as edições e a trajetória do jornal “Foram as duas formas que o jornal encontrou para agradecer a fidelidade de seus leitores e tornar disponível à população, aos historiadores, pesquisadores e estudiosos da História de Rondônia, a trajetória do jornal se confunde com a história do Rondônia”.

No Hall da Casa da Cultura e na Galeria Afonso Ligório foram instalados equipamentos, antigos e modernos, fotografias e murais que mostravam as edições do Alto Madeira e a comemoração se estendeu com a participação dos músicos do Projeto Boca da Noite, que apresentaram um show com a participação de grandes nomes da música regional e com músicas autorais, para encerrar a festa em grande estilo.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)