Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Estudantil de Artes de Rondônia irá reunir em Porto Velho alunos-artistas de várias regiões do estado


 Gente de Opinião

Festival Estudantil de Artes de Rondônia vai reunir alunos artistas de várias regiões do Estado.

A abertura da 3ª edição do Festival Estudantil de Artes de Rondônia (Fera) será na terça-feira (21), no Teatro Guaporé em Porto Velho, a partir das 19h30. O evento irá contar com 173 são alunos-artistas que irão competir nos segmentos de dança, teatro, música, cinema, fotografia e pintura.

O gerente estadual de Educação Física Escolar, Cultura e Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ítalo Aguiar, destaca que o Festival Estudantil de Artes foi resgatado no atual governo, depois de quase 10 anos de ausência dos festivais estudantis. “Em 2015, realizamos a 1ª edição do Fera, com apenas três segmentos, música, pintura e fotografia e foi um sucesso, porque movimentou o público estudantil e a comunidade escolar”, disse.

Em 2016, foram inseridos cinema e dança no Fera e na edição 2017 entrou o  teatro.  “Agora estamos com seis segmentos artísticos, onde os alunos da rede pública estadual têm a oportunidade de mostrar seus talentos”, ressaltou.

Ítalo explica que o formato do Fera é bem parecido com o dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). Tudo começa na escola, que promove o seu festival, os classificados vão para a fase municipal, depois para a regional e finalmente para o estadual. O Fera conta com duas categorias, o Teen – que abrange alunos de 12 a 17 anos, e a categoria adulto, com alunos acima de 18 anos para atender o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os campeões de cada categoria e modalidade, vão receber troféus, com exceção da dança que a premiação será medalha. “Muitos alunos que despontaram nas edições anteriores do Fera continuam desenvolvendo suas artes em suas cidades”, destacou o gerente estadual de Educação Física, Cultura e Desporto Escolar da Seduc.

O governo do estado oferece toda a infraestrutura para que o festival aconteça, como transporte, hospedagem e alimentação para todas as delegações. Ítalo Aguiar também disse que foi criado em projeto de lei – que encontra-se na Diretoria Técnica Legislativa (Ditel) para ser encaminhada para a Assembleia Legislativa do estado – para transformar o Festival Estudantil de Artes de Rondônia (Fera) em política de governo.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

“Kika Não Foi Convidada”, um roteiro inédito de Juraci Júnior, levou o prêmio de Melhor Projeto do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

A valorização do patrimônio público é uma das prioridades do Governo de Rondônia, com destaque para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, um espaço dedicad

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

O Grupo de Estudos ACINTE!, ligado ao Departamento de Artes da UNIR, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey), exi

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)