Quinta-feira, 26 de outubro de 2017 - 18h55
O 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece, nesta quinta-feira (26), em Rio Branco (AC), é marcada pela ratificação do consórcio interestadual. A nova personalidade jurídica estabelece que as discussões dos temas de interesse comum serão feitas em bloco e não mais isoladamente.
A declaração de que o diálogo é feito em bloco será feita no Dia da Amazônia, que acontecerá perante a comunidade internacional, em Bonn, na Alemanha, em 2018. Lá estarão presente agentes financiadores da causa amazônica.
Em Rio Branco, o fórum também marca a introdução do turismo como instrumento de políticas públicas dos governos, inclusive com uma câmara temática específica.
O Fórum de Governadores da Amazônia Legal é formado pelos estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.
No ambiente do fórum vem sendo discutida a criação do consórcio com os mesmos estados, mas é necessário um quórum mínimo, que foi alcançado recentemente, quando as assembleias legislativas de Pará e Tocantins autorizaram a entrada dos estados no consórcio.
“A próxima etapa deve acontecer na próxima semana, quando os governadores destes estados sancionarão as leis”, explicou a secretária executiva do gabinete do governo de Rondônia, Cira Moura. “É apenas um procedimento burocrático, interno. Na prática, já está autorizada a constituição do consórcio”, acrescentou.
CÂMARAS
Estão presentes em Rio Branco governadores dos nove estados e secretários das áreas das câmaras temáticas (segurança, comunicação pública, meio ambiente, e, agora, turismo) além de assessores que comporão o comitê executivo do consórcio.
As câmaras setoriais estão reunidas e concluirão os trabalhos às 17h quando apresentarão aos governadores cartas com os compromissos viáveis de cada área.
Superintendente de turismo de Rondônia, Júlio Olivar, comemorou a criação de uma câmara para tratar deste assunto no fórum. Segundo ele, o turismo passa a ser visto como demanda de política pública pelos governos.
“O turismo gera emprego e renda, qualidade de vida e a discussão e bloco é favorável para erradicar os gargalos que ainda existe nesta área”, destacou Olivar, para quem a Amazônia é marca conhecida mundialmente e pode render frutos.
Embora admita que o turismo ainda é insipiente na Amazônia, o superintendente rondoniense acredita que a atuação coletiva, no bloco, ganha estatura merecida.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia, George Braga, também está em Rio Branco. Conselheiro no Consórcio de Governadores do Brasil Central, do qual o estado também faz parte, Braga traz experiência neste tipo de gestão e acredita que a Amazônia ganhará muito atuando conjuntamente. “Cada câmara setorial discute conjuntamente as questões de interesse dos estados e formula uma proposta única. É mais força que os estados ganham”, afirmou.
O fórum prossegue até o final da tarde, quando haverá a divulgação da Carta de Rio Branco, seguida de entrevista coletiva dos governadores.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre