Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Hospital Cosme e Damião conscientiza mães e crianças no dia mundial de higienização das mãos



Bactéria não! Salve vidas, lave as mãos. A frase apareceu na parede, projetada pelo notebook em filme com desenhos animados, ao som de cantigas criadas pela equipe do Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho.

Gente de Opinião

Equipe do Hospital Infantil realizou ação voltada à conscientização para se manter as mãos limpas

A menina Júlia Manuelly, 5 anos, caminhou alguns passos à frente, juntando-se a médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e demais servidores para a comemoração do Dia Mundial de Higienização das Mãos, na sexta-feira (5).

No 1º andar do hospital, mães e filhos acomodaram-se em cadeiras plásticas, enquanto a médica pediatra, Antonieta Machado, e a equipe de nove pessoas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar animavam os internos com músicas e filmes projetados pelo computador.

A mãe de Júlia, Flaviane Farias, tem outros dois filhos, e mora no bairro Industrial, em Porto Velho. “Júlia teve pneumonia, mas vai sair segunda-feira, me prometeram”.

“Lave com água e sabão ou use álcool gel”, recomenda a comissão, observando que todas as enfermarias têm dispensers na parede com esses produtos.

A comissão dá suporte a quem tem infecção. Paralelamente a esse trabalho, faz permanente campanha preventiva.

“Todo mês nossos profissionais orientam os pais para os cuidados com o corte de unhas, no dia a dia entre nós também nos orientamos a lavar as mãos durante os procedimentos com a medicação”, disse a pediatra.

Dados da Comissão Nacional de Biossegurança revelam que pelo menos 100 mil pessoas morrem por ano, no Brasil, por causa da falta de higiene e da contaminação por bactérias, um problema constatado não apenas em instituições públicas, mas em clínicas e hospitais privados.

A exemplo de outros hospitais brasileiros, o Cosme e Damião, com 515 servidores e 100 leitos, celebrou a data em que organizações de saúde alertam para o risco de infecção hospitalar.

Por ali passam crianças atacadas por asmas, notadamente no período anual de queimadas, varicela, doenças diarreicas e pneumonia.

Enquanto Antonieta exibia breves filmes e explicava a rotina do hospital, o Datasus divulgava na internet que só em fevereiro deste ano ocorreram 300 mil internações em hospitais na região Sudeste brasileira, das quais, 10% contraíram algum tipo de infecção durante o período de internação, quando é baixa a imunidade.
 

SAIBA MAIS
Cirurgias urológicas no Cosme e Damião
evita tratamento de crianças fora do estado

Cosme e Damião recebe demanda de postos de saúde


 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendona
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)