Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

JBS detalha pagamento de R$ 2 milhões ao PSDC de Edgar do Boi - Por Luciana Oliveira


 Blog da Luciana

Gente de Opinião

Edgar Nilo Tonial, popularmente chamado Edgar do Boi, presidente regional do PSDC em Rondônia, foi citado na delação de Valdir Aparecido Gomes, executivo da JBS/ Friboi, que depôs no último dia 4 de maio na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Edgar do Boi é vice-prefeito do tucano Hildon Chaves, ex-promotor que foi comparado pela revista Veja na edição de 13 de outubro de 20016 ao prefeito de São Paulo, João Doria, pela fortuna e por se dizer não-político.

Com o slogan “Corrente do Bem”, a chapa Edgar/Hildon venceu as eleições na capital com mais de 65% dos votos.

Edgar também é um dos políticos citados em estudo feito pelo Observatório sobre o Arco Político do Desmatamento.

JBS detalha pagamento de R$ 2 milhões ao PSDC de Edgar do Boi - Por Luciana Oliveira - Gente de Opinião

O que o executivo da JBS relatou sobre o esquema que envolve o vice será remetido às instâncias da justiça de Rondônia para que seja analisada a abertura de inquérito.

Segundo o delator, pelo acordo com um intermediário do vice-prefeito, haveria concessão de créditos presumidos, ilegítimos ou falsos e a JBS não seria incomodada com fiscalização, mediante o pagamento de propina de 30 por cento sobre o valor do imposto devido em ICMS.

Edgar do Boi teria recebido cerca de 3 milhões de reais e o delator confirma que de 2012 a 2016, a JBS não foi incomodada com fiscalizações.

O delator diz que a ‘parceria’ foi firmada na sede do PSDC em Porto Velho com Edgar do Boi e os contadores Nilton Amaral, da Guaporé Carnes, e Clodoaldo Andrade, do escritório Rio Madeira Contabilidade.

Amaral era contador da empresa Guaporé Carnes, adquirida pela JBS, e Clodoaldo participou da campanha tucana e foi nomeado chefe da equipe de transição de governo.

“Eu sei o percentual que negociei e levei a eles (Egar do Boi e Clodoaldo). Conversei com o Weslei Batista , dono da JBS, e ele me disse : siga em frente. São 30 por cento que a empresa (JBS) deixou de pagar em impostos de 2012 a 2014. Pagamos propina ao contador Clodoaldo e a Edgar do Boi”, contou o delator ao juiz.

A propina teria chegado a Edgar do Boi por meio de transferência a um banco de Porto Velho.

O dinheiro era sacado e entregue a Clodoaldo em seu escritório, onde eram emitidas notas fiscais por serviços contábeis nunca prestados.

As provas de pagamentos e notas fiscais serão entregues pelo delator para comprovar a corrupção. .
Confira o depoimento do executivo da JBS:


.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

É um evento marcante no Abril Indígena e especialmente para o povo Jupaú que perdeu uma liderança na véspera da data comemorativa dos Povos Indígenas

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

Porto Velho é a pior de 100 cidades avaliadas no ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.Menos de 10% da população tem ac

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)