Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

JBS detalha pagamento de R$ 2 milhões ao PSDC de Edgar do Boi - Por Luciana Oliveira


 Blog da Luciana

Gente de Opinião

Edgar Nilo Tonial, popularmente chamado Edgar do Boi, presidente regional do PSDC em Rondônia, foi citado na delação de Valdir Aparecido Gomes, executivo da JBS/ Friboi, que depôs no último dia 4 de maio na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Edgar do Boi é vice-prefeito do tucano Hildon Chaves, ex-promotor que foi comparado pela revista Veja na edição de 13 de outubro de 20016 ao prefeito de São Paulo, João Doria, pela fortuna e por se dizer não-político.

Com o slogan “Corrente do Bem”, a chapa Edgar/Hildon venceu as eleições na capital com mais de 65% dos votos.

Edgar também é um dos políticos citados em estudo feito pelo Observatório sobre o Arco Político do Desmatamento.

JBS detalha pagamento de R$ 2 milhões ao PSDC de Edgar do Boi - Por Luciana Oliveira - Gente de Opinião

O que o executivo da JBS relatou sobre o esquema que envolve o vice será remetido às instâncias da justiça de Rondônia para que seja analisada a abertura de inquérito.

Segundo o delator, pelo acordo com um intermediário do vice-prefeito, haveria concessão de créditos presumidos, ilegítimos ou falsos e a JBS não seria incomodada com fiscalização, mediante o pagamento de propina de 30 por cento sobre o valor do imposto devido em ICMS.

Edgar do Boi teria recebido cerca de 3 milhões de reais e o delator confirma que de 2012 a 2016, a JBS não foi incomodada com fiscalizações.

O delator diz que a ‘parceria’ foi firmada na sede do PSDC em Porto Velho com Edgar do Boi e os contadores Nilton Amaral, da Guaporé Carnes, e Clodoaldo Andrade, do escritório Rio Madeira Contabilidade.

Amaral era contador da empresa Guaporé Carnes, adquirida pela JBS, e Clodoaldo participou da campanha tucana e foi nomeado chefe da equipe de transição de governo.

“Eu sei o percentual que negociei e levei a eles (Egar do Boi e Clodoaldo). Conversei com o Weslei Batista , dono da JBS, e ele me disse : siga em frente. São 30 por cento que a empresa (JBS) deixou de pagar em impostos de 2012 a 2014. Pagamos propina ao contador Clodoaldo e a Edgar do Boi”, contou o delator ao juiz.

A propina teria chegado a Edgar do Boi por meio de transferência a um banco de Porto Velho.

O dinheiro era sacado e entregue a Clodoaldo em seu escritório, onde eram emitidas notas fiscais por serviços contábeis nunca prestados.

As provas de pagamentos e notas fiscais serão entregues pelo delator para comprovar a corrupção. .
Confira o depoimento do executivo da JBS:


.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)