Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Maior churrasco de peixes de Rondônia marca último dia da Expovale, em Ariquemes


Gente de Opinião

Todos os peixes foram comercializados em prol do Lions Club Canaã

Dois mil tambaquis de aproximadamente três quilos cada foram assados nesse domingo (7), último dia da Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari (Expovale), em Ariquemes. Trata-se do maior churrasco de peixes da história de Rondônia, que foi organizado pela Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar), numa ação solidária para o Lions Club Canaã.

Durante os quatro dias (4 a 7), artesãos de vários municípios rondonienses participaram da exposição apresentando  novidades e garantindo bons momentos de descontração e de compras de artigos exclusivos. Bonecas de pano, objetos de decoração, tapetes, almofadas, esculturas em pedras, entre outros produtos foram expostos, além de roupas de cama, mesa e banho, bordadas e pintadas a mão e com detalhes em crochê, assim como, joias e bijuterias feitas em pedras, metais e fios.

As bonecas de pano com enchimento de fibra de silicone da artesã Lina Neves chamavam a atenção por serem exclusivas. “Cada boneca que faço, tem  característica única, e os modelos das roupinhas  não são copiados, e sim, criados por mim. Vejo minhas bonecas como gente. Nunca as deixo sem roupas. São feitas com amor”, disse Lina.

Ela  vive do artesanato há quase 30 anos, e usa a renda extra de aproximadamente R$ 1 mil mensais  para complementar a aposentadoria que ela e o marido recebem por idade.

Gente de Opinião

Bonecas também chamaram atenção na exposição

“Esse trabalho não me cansa, ele me faz feliz. A cada dia me sinto rejuvenescida. Posso envelhecer por fora, mas por dentro estou rejuvenescendo”, afirmou.

Representando o Vale do Anari, o artesão João Pereira da Silva, conhecido como João Cipó, também mostrou sua arte feita com cipó imbé. Chapéus, cestos, baús e berços para bebês.

Entre outros trabalhos expostos, o banco de madeira jequitibá, com um pirarucu entalhado a mão, atraiu a atenção dos visitantes.

Jurassi Alves é artesão há quatro anos, e disse customiza chinelos e faz almofadas por encomenda. Segundo ela, já tem seus clientes, e como ainda não tinha exposto seus artigos, viu a oportunidade de conquistar novos clientes na Expovale.  “Participei da feira para divulgar o meu trabalho. O resultado foi muito bom”, ressaltou Jurassi.

 Leia mais:

Governador destaca potencialidade da piscicultura
em Rondônia na abertura da 1ª Expovale

Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari mostra excelência
do setor, amplia mercado e alerta contra parasitoses

Ex-ministro da Pesca fala sobre estratégia de valorização
das espécies e incentiva aumento da produção na Amazônia

Agroindútria lança doce de leite com biomassa na Expovale em Ariquemes 


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)