Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Carlos Sperança

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Portal Gentedeopinião. E-mail: csperanca@enter-net.com.br

Mariana na cabeça - Por Carlos Sperança

13/11/2017 - [21:37] - Opinião

A nova lei de Migração

Substituindo o estatuto do estrangeiro, uma herança do regime militar, o Congresso Nacional aprovou a nova lei de migração no Brasil. O novo texto entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, tendo como princípios a igualdade de direitos, o combate a xenofobia e a discriminação.

Atualmente, os migrantes que desembarcaram nas últimas décadas no País são menos do que 1 por cento da população brasileira. Terão direito então a segurança jurídica, já que nas legislações anteriores era autorizada a retirada do migrante compulsoriamente.

Entre as mudanças, estão novos requisitos para o visto temporário, as definições das regras para a extradição, deportação e acolhida humanitária. A nova lei representa avanços com relação ao estatuto do estrangeiro e estabelece princípios e diretrizes que guiarão a futura política migratória e também prevê proteção para os apátridas, exilados e brasileiros emigrados.

E mais: A nova norma estabelecida na Lei impede a repatriação, deportação e expulsões coletivas, todas vedadas pelo direito internacional.


 




 

Mariana na cabeça

A deputada federal Mariana Carvalho, liderança emergente no estado e no âmbito do Congresso Nacional, faturou a presidência do Diretório Estadual do PSDB no último sábado, com chapa única. Laerte Gomes, o aliado de Expedito desistiu da parada ao constatar que seria derrotado. O atual presidente Expedito Junior foi rebaixado para secretário geral e não deve ficar muito confortável com a situação.

 

É consenso

Nas convenções do PDT, realizadas no domingo, o senador Acir Gurgacz foi ratificado na presidência estadual do partido e Solano Ferreira no comando do Diretório Municipal, num evento marcante, realizado nos amplos salões do antigo clube Forasteiro, hoje conhecido como Ellos Eventos. Os pedetistas lotaram a Ellus e o partido deu sua demonstração de força com a presença do presidenciável Ciro Gomes e do presidente nacional do PDT Carlos Luppi

 

Evento prestigiado

A concentração do PDT foi prestigiada por lideranças nacionais, teve a presença das lideranças estaduais como a nova presidente estadual do PSDB Mariana Carvalho, do ex-prefeito da capital Mauro Nazif, senador Raupp, presidente da ALE Maurão de Carvalho, presidente estadual do PV Luizinho Goebel, os deputados estaduais do PDT, vereadores e prefeitos aliados. Acir fez um balanço positivo constatando a militância motivada para as eleições do ano que vem.

 

Nossa hidrovia

O Dnit vai investir recursos na ordem de R$ 69, 5 milhões nos próximos cinco anos, para dragar os trechos mais críticos do Rio Madeira e garantir a navegabilidade das embarcações no corretor de grãos fluvial, denominado Hidrovia do Madeira, ao longo de 1086 quilômetros entre os portos de Porto Velho, em Rondônia, e Itacoatiara, no Amazonas. Os trabalhos já foram iniciados, mas a passos de tartaruga.

 

Noite no cadeião

Quando se acreditava que o Congresso Nacional não tinha mais como se desmoralizar e perder ainda mais sua arranhada credibilidade, eis que a justiça do Distrito Federal manteve a autorização para o deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ) exercer seu mandato na Câmara Federal durante o dia e voltar para o presídio durante a noite. Jacob foi preso após condenação definitiva do STF a sete anos e dois meses de prisão.

 

Via Direta

*** O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) anunciou uma nova diligência na BR 319 no mês de janeiro, no auge das chuvas *** È época de atoleiro no meião da floresta, entre Humaitá e Manaus *** Aos poucos os hotéis mais equipados de Porto Velho vão retomando o movimento depois de uma crise sem precedentes

*** Puxando a brasa para seu assado, o senador Ivo Cassol defendeu os interesses das PCHs da sua família no Congresso. Esta certo, Arnaldo? Não é legislar em causa própria?


Comentários

  • gustavo oliveira - 14/11/2017

    O ex prefeito José Guedes é das melhores coisas que a politica do Estado produziu nos últimos quarenta anos. Guedes é e sempre foi simples, humilde, competente e honesto. Tem algo que eu não concordo e vou aqui falar: quando reSolveu sair do PSDB se não estou enganado em 1994 ou pouco depois, pois sentiu-se traido pela cupula tucana em Brasilia, Guedes em entrevista ao Jornal O Estadão do Norte e tenho um exemplar comigo, afirmou categoricamente que o partido estava envolto de pessoas que procuravam o bem pessoaL, citando nominalmente o atrual prefeito de Manaus, na época senador ou ministro de FHC Artur Virgilio afirmando que ele estaria envolvido em falcatruas na Zona Franca de Manaus e na mesma materia cita o então deputado por São Paulo Michel Temer como beneficiario no Porto de Santos. Vejo Guedes retornando ao mesmo ninho...muito estranho, mas afirmo que com os nomes atuais ao governo, Guedes seria uma OTIMA OPÇÃO.

  • Samuel Saraiva - 14/11/2017

    José Guedes, Idealista humilde e empreendedor é o melhor quadro para governar meu estado berço. Experiência e admirável trajetória no âmbito do poder executivo, possui não apenas trânsito mas capacidade de articulação no legislativo e incontestável saber na área das ciências políticas e sociais. Além de artífice da Carta Magna do Brasil, Guedes possui incontestável FICHA LIMPA, bom caráter, humilde e goza da admiração e da gratidão popular por haver sido um dos melhores prefeitos de Porto Velho. A extraordinária capacidade de aferir corretamente os anseios populares faz desse goiano por nascimento mas 'Caboco' rondoniense por méritos e coração um candidato impecável para os que conhecem a história de Rondônia. Tenho a percepção que eleger José Guedes terá o significado de coroar o legado de seu padrinho politico, Senador, companheiro e amigo comum, Olavo Pires, assassinado covardemente após vencer o primeiro turno das eleições para o Governo de Rondônia e concretizar os ideais daquele ilustre brasileiro, cuja humanidade ficou cravada na mente dos que conheceram sua trajetória. Olavo Pires merece essa homenagem póstuma. Conte com meu incondicional apoio nesse projeto em prol de Rondônia, da nossa Amazônia e do Brasil. Guedes Governador e Senador paranaense Álvaro Dias Presidente!

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados