Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MUTIRÃO ALERTA MORADORES DE NOVA MUTUM PARANÁ SOBRE OS RISCOS DAS QUEIMADAS


 
Nova Mutum Paraná, situada a 110 quilômetro de Porto Velho, foi contemplada com mutirão de sensibilização contra as queimadas realizado pela Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) com o apoio do Observatório Ambiental Jirau e da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau.

A equipe multidisciplinar da Sema realizou visita de casa em casa para informar os moradores sobre os prejuízos provocados pelas queimadas nos aspectos econômico, social, ambiental e também de saúde. Além de sensibilizar a população, os técnicos alertaram sobre a Lei Municipal 138/2001, que define o ato de queimar como crime ambiental passível de multa que varia de R$ 70,00 a R$ 100 mil.
De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas da Sema, Adirleide Dias dos Santos, a Prefeitura e seus parceiros estão trabalhando para que Porto Velho saia da condição crítica em relação às queimadas. “O primeiro passo é informar e conscientizar. Caso não funcione, entram em cena a fiscalização e autuação”, explicou.

As tratativas para que Nova Mutum Paraná entrasse no cronograma de atividades sobre educação ambiental da Sema foram realizadas pelo Observatório Ambiental Jirau. Para a Coordenadora de Campo da instituição, Sirley Camacho, a ação traz um grande reforço na prevenção às queimadas. “O trabalho de sensibilização da população deve ser constante, pois a cada ação mais moradores despertam para o problema, o que é um grande avanço”, destacou.

Conforme informações do Setor de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, a Empresa deu todo o apoio logístico à Sema durante o mutirão. A ação dá prosseguimento à campanha de prevenção e combate às queimadas promovida desde o fim de maio pela ESBR, Observatório Jirau, lideranças da comunidade e outros parceiros. Além de uma blitz educativa na BR-364, foi realizada uma programação específica na semana do meio ambiente junto às escolas. As ações contra as queimadas na região da UHE Jirau, incluindo Nova Mutum Paraná, seguem até setembro.

Como empresa socioambientalmente responsável, a ESBR realiza ações de preservação da natureza e desenvolvimento da comunidade. Neste processo elabora constantemente atividades de sensibilização, buscando conscientizar as pessoas sobre como podem ser protagonistas e contribuir para o bem-estar do meio em que vivem. Exemplos desta atuação podem ser verificados nas ações que tem desenvolvido contra as queimadas. “No mês de junho, a ESBR realizou em parceria com outras instituições blitz de conscientização, envolvendo as crianças de Nova Mutum Paraná, além de diálogos sobre o tema com os empregados e apoio ao mutirão desenvolvido pela Sema. Para garantir a sustentabilidade das nossas ações é fundamental que todos estejam engajados e alinhados, por isso a participação de cada um é tão importante”, contou Veríssimo Neto, Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia.

Os moradores de Porto Velho, caso avistem algum foco de queimada, devem acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo 0800 647 1320 ou 69 9.9374-8556 (WhatsApp).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Nível das águas do rio Madeira continua subindo e Defesa Civil Municipal segue fazendo monitoramento das áreas de risco

Nível das águas do rio Madeira continua subindo e Defesa Civil Municipal segue fazendo monitoramento das áreas de risco

O nível do rio Madeira, em Porto Velho, continua subindo e, na quarta-feira (6), atingiu 14,54 metros, chegando muito perto da cota de alerta, que é d

Rondônia tem redução de mais de 80% no número de crimes ambientais

Rondônia tem redução de mais de 80% no número de crimes ambientais

Rondônia teve uma redução em crimes ambientais em 2023, são menos 80,92% de ocorrências comparando a 2022, um indicador promissor que reflete os esf

Kanindé realiza oficina em sistema de monitoramento territorial para povos indígenas de Rondônia

Kanindé realiza oficina em sistema de monitoramento territorial para povos indígenas de Rondônia

De 04 a 06 de março, a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé vai promover a formação de usuários do Sistema de Monitoramento de Desmatamento Ka

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)