Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Não existe campanha de conscientização que dê jeito na imundície que paira na capital rondoniense - Por Carlos Sperança


Avaliação profunda

Recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que um em cada três presos no Brasil aguarda julgamento. O País já tem a quarta maior população carcerária do mundo, apenas atrás da China e dos Estados Unidos - e com tendência de crescimento, se alguma medida não for tomada com urgência.

Em pronunciamento no Congresso, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu uma reavaliação profunda do modelo prisional brasileiro, que esta falido e ultrapassado. Ele pediu urgência a Câmara dos Deputados para a votação do projeto da audiência de custódia, de sua autoria, já aprovado no Senado.

Alguma coisa já tem sido feita para melhorar a situação, como as antecipações de audiências e os mutirões da justiça para acelerar os julgamentos. Mas conforme o autor da proposta, tudo pode cair por terra se não houver uma revisão do modelo de encarceramento. Ele cita ainda o fator das drogas que tem aumentado a população carcerária brasileira.


Corte brutal

Com o corte brutal de recursos pela União de R$ 37, 7 bilhões no orçamento para obras do Dnit no País, não será possível esperar muita coisa do governo Michel Temer para este ano. O contingenciamento pode afetar obras nas rodovias 364, 319, dragagem do Rio Madeira, pontes sobre o Rio Madeira na altura do Abunã e a binacional em Guajará Mirim, entre tantas. O governo garante que a 364 e a ponte do Abunã não serão afetadas.

Seca severa

O aumento geométrico de queimadas na região de Porto Velho, mais a abrupta queda das águas do Rio Madeira e o recuo do nível do lençol freático da cidade já sinalizam uma seca severa em 2017 nestas bandas. Somem o calor infernal – descontada algumas friagens de pouca duração nesta época do ano – e as doenças respiratórias causadas pela fumaça e poeira, e o quadro ficará mais pesado ainda para os terráqueos locais.

Baila, dançarino!

O vereador Zequinha Araujo (PMDB), conhecido a uma década em Porto Velho como o “dançarino da impunidade”, foi condenado a mais de dois anos de prisão por peculato. Será um predador a menos para os deputados estaduais nas eleições do ano que vem, já que o veterano edil tinha armado várias associações para se eleger, obtendo votos em troca de favores como consultas médicas baratas e as vezes até de graça.

Pré-campanha

A pré-campanha em busca do Centro Político e Administrativo começa a tomar forma. Durante o final de semana, o senador Acir Gurgacz (PDT) percorreu o cone sul rondoniense, visitando os municípios daquela região, na segunda feira percorreu Ouro Preto e a chamada bacia leiteira. Já, seu adversário Maurão de Carvalho (PMDB) além de correr o estado, comemorou pesquisa do instituto Continental, em Rolim de Moura, lhe atribuindo vantagem sobre Ivo Cassol, candidato daquela cidade.

As evidências

Com o parecer favorável a denuncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, formulada na segunda feira, pelo deputado federal Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator da Comissão de Constituição e Justiça, mais o iminente desembarque do PSDB da base aliada, a situação do mandatário se complicou de vez no Palácio do Planalto. Até o PT busca composição com Rodrigo Maia, o provável sucessor.

Via Direta

Não existe campanha de conscientização que dê jeito na imundície que paira na capital rondoniense - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião

*** A pasta de serviços públicos voltou a reclamar dos sujismundos que infestam a cidade de Porto Velho *** Passam as gestões municipais e o comportamento da população quanto à sujeira não muda. È lamentável *** Não existe campanha de conscientização que dê jeito na imundície que paira na capital rondoniense ***Trocando de saco para mala: O PSDB abriu entendimentos para a formação de um chapão em Rondônia e pode indicar o vice.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)