Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O FALECIMENTO DO DOUTOR HERCULANO MARTINS NACIF


 O FALECIMENTO DO DOUTOR HERCULANO MARTINS NACIF - Gente de Opinião
  Ricardo Leite


Meu caro magistrado, Dimis da Costa Braga. Escrevo-lhe desde os Céus de Rondônia. Vejo a sua dor lancinante. Receba minhas sinceras condolências pelo passamento do seu colega, Juiz Federal Herculano Martins Nacif, que muito cedo veio se juntar a nós. São os desígnios do Criador, que eu aprendi a compreender nesses anos todos.

Mas, para seu conforto, saiba que ao chegar aqui, eu o aplaudi de pé, por tudo que ele fez desde 2001, em favor do Estado que leva o meu nome, com muita honra, e que cresce com o trabalho e o suor de milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil, País que eu ajudei a construir, em mais de 70 anos de serviço público ininterruptos. Todos sabem que sou formal, positivista, e sigo regras com temperança militar. Não bateria palmas para quem não merecesse.

Quando Vossa Excelência foi homenageado este ano com o digno título de cidadão rondoniense, concedido pela Assembleia Legislativa de Rondônia, vi que Doutor Herculano o saudou da tribuna com uma linguagem rica, voz forte e gestual correto. Fiquei bem impressionado. Um tribuno nato. Em determinado instante, ele passou a ler um artigo do Procurador Federal Ricardo Leite, que inclusive me citou. No texto, lembrou que eu fui árbitro num litígio envolvendo a Madeira-Mamoré Railway Company e a União Federal. Doutor Herculano estava inspirado e feliz. Deu uma verdadeira aula de oratória. Vocês devem revê-lo, acessando a internet, essa maravilha que não existia quando eu estava aí. Sigam o caminho: http://www.al.ro.leg.br/institucional/videos/ale-tv-sessao-solene-19-05-15

Eu visitei essa estrada de ferro extraordinária, que Vossa Excelência e Doutor Herculano gostam tanto. Vi de perto o esforço de milhares de trabalhadores para vencer a selva brutal. Com consciência de servir ao meu País, dei ganho de causa à Companhia. Ela queria só o justo. Ninguém sabia – somente Deus onisciente –, que um pântano de muitos quilômetros tinha que ser lastreado para receber dormentes e trilhos. Um gasto extra, muito além do contratado. E calote, eu não aceito.

Transmita também à família, e aos muitos admiradores dele, que pedirei aos meus amigos índios uma pajelança de acolhida fraternal do Doutor Herculano. Servirá para tranquilizá-lo. Tudo ficará bem. A paz sempre reina. Sei que, infelizmente, mais de 50 mil pessoas morrem pelas estradas brasileiras todos os anos. Se tivéssemos mais trens de passageiros não haveria tantas mortes prematuras.

Antes de terminar esta epístola, saiba, Doutor Dimis Braga. Os índios e pajés já fizeram a recepção adequada ao Doutor Herculano, que eu pedi dando referências abonadoras dele. Prepararam os rituais com esmero. Foi bonito. Eles já sabiam de quem se tratava. Viram todos esses anos o quanto o magistrado fez na defesa do meio ambiente, em harmonia com o progresso.

Mas fique ciente também, meu caro magistrado Dimis Braga, que foi o gabinete de trabalho de Doutor Herculano, na Justiça Federal em Porto Velho, com aqueles belos e significantes cocares, arcos e flechas indígenas na parede, o passaporte especial para ele viver em alegria também entre as tribos daqui. Viva o Brasil! Viva Rondônia! Selva!!!!.

Ricardo Leite é jornalista e procurador federal

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Coitados dos nossos velhinhos!

Coitados dos nossos velhinhos!

Triste da Nação que não respeita ou valoriza seus velhos. E o Brasil é especialista no assunto. Prova disso é a roubalheira desvendada pela Polícia

ALE-RO surpreende mais uma vez...

ALE-RO surpreende mais uma vez...

Quando se trata de reconhecer a importância do servidor como peça fundamental e indispensável para o bom funcionamento da máquina oficial, a Assembl

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica – Enamed X A excrescência do famigerado caça-níqueis exame da OAB

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica – Enamed X A excrescência do famigerado caça-níqueis exame da OAB

Amparado pelo o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 46 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1

Representantes dos servidores da Câmara Municipal de Porto Velho protocolam ofício cobrando 10% de reajuste

Representantes dos servidores da Câmara Municipal de Porto Velho protocolam ofício cobrando 10% de reajuste

Representantes dos servidores efetivos da Câmara Municipal de Porto Velho aguardam resposta de um oficio que teria sido enviado à mesa diretora cobr

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)