Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

O resiliente Temer e o direito dos abduzidos -Vinício Martinez


 

O resiliente Temer e o direito dos abduzidos

- o direito do “analfabeto de pai e mãe”


O direito foi abduzido pela deseducação, ignorância e brutalidade, ou, como diria meu saudoso pai, é o direito esbravejado pelo analfabeto de pai e mãe. Ele falava isso quando corrigia o descaminho dos próprios filhos na tenra idade infanto-pueril.

Pois bem, de lá para cá, com todo mundo que falei, sem exceção, há uma indignação com o arquivamento do processo penal contra o resiliente Temer – o primeiro na história do país acusado formalmente por corrupção.

A estes presto condolências. Porque, salvo as exceções mencionadas, a imensa maioria gostaria de estar no lugar do magnânimo e probo resiliente. Como sei disso? Além de conhecer o eleitorado, tiro pelos concidadãos que me circundam.

Além dos muitos analfabetos funcionais que não conhecem o código de trânsito e – acometidos de cegueira provocada pela brutal ignorância – estacionam em vaga reservada a deficientes físicos, em frente à minha casa, ainda há os que votam em safados porque são safados: todos se lembram do “rouba, mas faz”. Infelizmente, pra gastura do fígado, tive uma peça dessas nas cercanias da família durante algum tempo.

Ontem, pouco antes de escrever o texto, vi e fotografei um garboso com sua família estacionar a caminhonete em vaga reservada aos motoristas com deficiência física, no shopping da cidade.

Se não fosse bastante a ressaca moral, dentro da caminhonete estacionada na vaga preferencial havia uma plaquinha com os dizeres mágicos: “deficiente físico”. Ora, se o condutor saiu lépido e ligeiro com sua família, por que haveria tal certificação?

Fiquei pensando se não seria fraude. Das duas uma: fraude para obter descontos em impostos e comprar caminhonete pela metade do preço; fraude porque emprestou a plaquinha de amigo(a) para uso indevido.

A terceira hipótese diz que estava tudo certo com o sujeito e sua vaga – neste caso, podem me provar. Se o Poder Público se interessar pode pedir que tenho a placa anotada em foto. Mas, o que o Temer tem a ver com isso?

Tem o básico. Não só os espertos que o inocentaram da ação criminal – que correria no STF –, mas todos que elegeram os mais nobres deputados: 40% dos votos do resiliente Temer respondem criminalmente neste tribunal.

O eleitor do nobre deputado – pode ser o da Rena e que pediu Nudes no plenário da Câmara (ou outros tantos) – é, exatamente, o nobre motorista que estaciona seu carro na vaga preferencial em frente da minha casa ou no shopping.

Depois de muito pensar, creio que em comum há um fato notório: analfabetismo funcional. Não sabem ler a placa de reserva especial, assim como não conhecem o código de trânsito. Não sabem ler ou interpretar o Regimento da Câmara e por isso incorrem em “quebra de decoro” e são negativados em bom gosto.

Mas, aqui incorreria em erro – e grave –, porque muitos dos analfabetos funcionais que conheci sabem distinguir perfeitamente o certo do errado. Têm bom senso e apreço pela justiça. Aliás, alguns passam longe dos muitos doutores que também conheci – ganham em disparada no quesito lógica e responsabilidade.

Então, para os maus feitores, resta lamentar pela ignorância, pelo analfabetismo ensurdecedor: os “analfabetos de pai e mãe”. Pois, esse é o tipo infantilizado, ignorante e bestializado, que ocupa minha vaga preferencial ou que vota no Deputado Rena.

           
Vinício Carrilho Martinez (Pós-Doutor em Ciência Política)

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/CECH

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Mito do caramelo (1)

Mito do caramelo (1)

          O mundo inteiro sabe que o caramelo é um bem cultural, uma conquista imaterial e um patrimônio genético da humanidade. O caramelo só ocorr

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)