Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF combate esquema de propina e lavagem de dinheiro em RO



Vilhena/RO – A Polícia Federal deflagrou hoje (12/9) a Operação Ficus, com o objetivo de desarticular esquema de propina e lavagem de dinheiro no município de Vilhena e região.

Estão sendo cumpridos 9 mandados de condução coercitiva, 4 mandados de prisão preventiva e 1 de prisão temporária, bem como 16 mandados de busca e apreensão, todos na cidade de Vilhena.

Segundo as investigações, grande quantia em dinheiro era desviada da prefeitura de Vilhena para empresas locais e desaparecia em seus movimentos contábeis (lavagem de dinheiro). Por fim, era repassada para servidores públicos.

A suspeita inicial se deu com a descoberta de um contrato de trabalho em que a empresa de engenharia – considerada a maior empreiteira em Vilhena – forjou um contrato de terceirização de pessoal com empresa pertencente a um ex-servidor do alto escalão da prefeitura. Esse contrato previa o repasse de quase 10% dos valores envolvidos em pagamentos trabalhistas de cada obra. A empresa do ex-servidor, no entanto, só existia no papel e era movimentada pela própria empresa de engenharia.

Com a deflagração da Operação Stigma, também em Vilhena, descobriu-se a existência de uma contabilidade paralela na empresa de engenharia em questão. Foram encontrados arquivos de planilhas, cujos gastos não constavam da contabilidade oficial, que tinham o nome de “comissões em geral”, dentre outros nomes característicos.

O confronto destas planilhas com o resultado de quebras de sigilo bancários revelou o pagamento pela empresa de engenharia (e suas coligadas, entre elas uma empresa que gere aterros sanitários) de vultuosas quantias a servidores públicos e agentes políticos, sem que houvesse razão para tanto.

A Polícia Federal constatou, ainda, o superfaturamento em grandes obras em Vilhena, em especial o asfaltamento da avenida Tancredo Neves, cujos valores ilegais pagos pela prefeitura municipal somariam a quantia de cerca de R$ 2,5 milhões.

Além disso, também foram identificados pagamentos de grandes quantias da prefeitura a uma conhecida empresa do ramo de alimentos, que fez doações para campanhas e repasses para pagamento de dívidas de pessoas ligadas a ex-servidores públicos municipais.

“Ficus” é o gênero de árvores que, apesar de frondosas em seu exterior, lançam no solo raízes profundam que sugam os nutrientes de tudo ao redor, diminuindo a vitalidade de outros vegetais em seu próprio e único benefício.

O nome da operação, portanto, remete a uma falsa sensação de prosperidade quando, em verdade, tudo que não participa do esquema é vítima de exploração silenciosa.

Fonte: Ascom /  Polícia Federal em Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

Com o objetivo de promover mais segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em conjunto com o Batalhão de Pol

PRF apreende mais 400 kg de entorpecentes em Vilhena

PRF apreende mais 400 kg de entorpecentes em Vilhena

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na noite da última quarta-feira (10), realizou mais uma apreensão histórica no estado. Em uma fiscal

Operação Vértice: PF combate tráfico interestadual de drogas entre Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso

Operação Vértice: PF combate tráfico interestadual de drogas entre Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso

A Polícia Federal deflagrou, com apoio da Polícia Militar de Rondônia, nesta quarta-feira (10/4), a Operação Vértice, com o objetivo de cumprir 11 m

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Penal resulta em apreensões e prisões em condomínio de Porto Velho

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Penal resulta em apreensões e prisões em condomínio de Porto Velho

Para conter criminosos que agem no condomínio Porto Madeira III, em Porto Velho, policiais militares em ação conjunta com policiais penais, empregad

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)