Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

PODRIDÃO NO PLANALTO - Por Sérgio Pires


OS TRÊS PECADOS MORTAIS
QUE ACABARAM DESTRUINDO A CAERD

 

Tudo começou no governo José Bianco e continuou, com algumas ampliações, na administração Ivo Cassol. Com a melhor das intenções, os dois governadores consideraram que o projeto de Gestão Compartilhada, com os servidores administrando a Caerd, os resultados seriam muito positivos para o Estado. Lamentavelmente, não o foram. Nem durante o governo de ambos, muito menos depois. Uma importante voz do empresariado e ligada ao governo, resumiu os três pecados mortais desse projeto, que acabaram praticamente destruindo a Caerd, a tal ponto que, se ela não for privatizada, não tem mais nenhuma solução, até pela dívida impagável de quase 1 bilhão de reais. O resumo: “a Gestão Compartilhada significou que foi repassada aos servidores a missão de administrar a Caerd. O que aconteceu quando entrego minha empresa para meu funcionário cuidar (e foi isso exatamente que aconteceu na Caerd); três coisas certamente eles iriam fazer e fizeram, por não terem compromisso com o lucro. Primeiro: aumentar os próprios salários. Fizeram. Segundo: reduzir carga de trabalho. Fizeram. Terceiro: não iam atrás de cliente. Também cometeram esse erro grave. Não procuraram novos municípios, por exemplo, para oferecer os serviços da Caerd, para implantar sistemas de água e esgoto e etecetera”. A análise, quase perfeita, também coloca parte da culpa no Sindur, o sindicato dos urbanitários, um dos que mais atrapalhou as administrações, até conseguir a tal Gestão Compartilhada e hoje se cala, ante a muito provável quebradeira da Caerd, como se nada tivesse a ver com o desastre.

 

Quando se fala que a Caerd se tornou inviável, não se está contando nenhuma novidade. Ela nasceu cheia de planos e, aos poucos, se transformou num cabide de emprego, superlotada de apaniguados e “companheiros”, depois que o tal compartilhamento do comando foi decidido. A primeira medida foi inventar salários cada vez maiores (ao ponto de um motorista da Caerd receber, hoje, em torno de 8 mil reais de salários, praticamente o mesmo que um médico do Estado). A  nossa Caerd se transformou no pior exemplo de uma estatal que poderia ser viável, mas acabou arrasada por interesses políticos e pela voracidade com que o dinheiro arrecadado é consumido internamente. Não tem cura! Que se defina, já, a privatização, antes que nada mais reste...

 

 

 

ZERO INVESTIMENTO

 

Na verdade, a destruição da estatal começou a se desenhar há muito tempo, por uma série de pecados, que culminaram com a tragédia da Gestão Compartilhada. Os graves problemas já vinham se arrastando há muito tempo. Tanto Bianco quanto Cassol tiveram a melhor das intenções em criar a o sistema em parceria com os servidores e o sindicato da categoria e o atual governo de mantê-la, enquanto foi possível. Mas agora acabou. Com 80 por cento de todo seu faturamento dedicado apenas a pagar salários, a nossa Cerd se transformou no pior exemplo de uma estatal que poderia ser viável, mas acabou arrasada por interesses políticos e pela voracidade com que o dinheiro arrecadado é consumido internamente. Inchada, inoperante, sem aporte financeiro para investimentos num Estado com necessidades cada vez maiores em sua infraestrutura, a Caerd representa um sistema de estatal que está morrendo, felizmente. Que Deus tenha piedade da sua alma e a entregue a quem, verdadeiramente, puder fazer, pela população, o que ela jamais fez....

 

 



 

PODRIDÃO
NO PLANALTO

PODRIDÃO NO PLANALTO - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião

 

Bomba atômica que explodiu na noite dessa quarta, certamente ainda vai render muito daqui para a frente, no mar de lama que corre no país e envolve diretamente o Presidente da República em corrupção. Denúncia dos proprietários da JBS, aponta o dedo da bandalheira diretamente para Michel Temer e também para o presidente nacional do PSDB, o poderoso senador Aécio Neves. Os donos da JBS, os irmãos Joesley e Wesley Batista, disseram ao ministro Edson Fachin, do STF, relator da Lava Jato, que ambos têm gravações de Michel Temer dando aval para a “compra” do silêncio de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara e deputado cassado, atualmente preso. No caso de  Aécio Neves, ele foi gravado pedindo  2 milhões de reais a Joesley. O dinheiro teria sido entregue a um primo do presidente nacional do PSDB. Tudo teria sido filmado Polícia Federal.  A podridão chegou de novo ao Planalto e seus principais apadrinhados, como ocorreu com Dilma Rousseff.

PODRIDÃO NO PLANALTO - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião

 

 



 

CHEGOU O UBER
 

 

E o Uber chegou... Pelas redes sociais, alguns motoristas, mais corajosos (o primeiro ataque a um deles, na Capital, foi registrado ontem), já oferecem seus serviços, inclusive publicando fotos do carro que usarão no serviço e telefones de contato. Um usuário do serviço, que fez o trajeto do centro da cidade ao shopping, comemorou, publicando o valor que pagou  pelo aplicativo Uber, apenas 10 reais, quanto custaria bem mais num táxi e mais ou menos o que pagaria mototáxi. Obviamente que os taxistas e mototaxistas vão  reagir e  estão pressionando os vereadores para a aprovação de uma lei que proíba o serviço em Porto Velho. Profissionais que estão há décadas na praça, alegam que pagam pesados impostos e que já estão tendo grandes prejuízos, por causa da crise. Com a chegada do Uber, que não paga qualquer tributo e não é regulamentado, muitos taxistas poderão ficar desempregados. Todos têm razão. O problema é que, repete a coluna: não há como segurar o futuro. Ele chegou também para o transporte individual. E o passageiro anda satisfeito. Outro, por exemplo, comemorou ter feito uma corrida num carro em ótimas condições, do Parque da Cidade até o Aeroporto e pagou apenas 11 reais, menos da metade do que pagaria num táxi. Tem como segurar?

O RISCO DO ARRAIAL

Gente de Opinião

Tem dinheiro para muita bobagem, para inutilidades. Mas quando chega a hora da cultura, é aquele Deus nos acuda!. O Arraial Flor do Maracujá, por exemplo, que já foi o maior evento da cultura rondoniense, reunindo milhares e milhares de pessoas, novamente corre o risco de ser esvaziado. A esperança agora vem da Assembleia Legislativa, onde o deputado Maurão de Carvalho prometeu que, se não houver impedimento legal, o parlamento vai sim apoiar a realização do evento. A situação está de tal forma complicada, que  o representante da Federação dos Grupos Folclóricos do Estado (Federon),  Silvio Santos, o Zé Katraca, disse a Maurão que há duas datas previstas para a realização da trigésima sexta edição do evento: uma com patrocínio e outra sem patrocínio. Membros dos 40 grupos folclóricos, entre quadrilhas e boi bumbás andam angustiados. Não sabem se terão qualquer tipo de apoio para a realização do evento. Se tiverem, a festa começa dia 1º de Julho. Sem dinheiro, sem disputa e sem premiação, só abre no dia 21 de julho. Pobre da nossa cultura!

 

NEM EMPREGAR, NEM PAGAR MAIS...

 

A TAM (agora LATAM), a maior empresa aérea do Brasil precisa contratar mais gente. A TAM não tem como crescer, se não tiver estrutura para atender esse mercado tão exigente. Mas a TAM não pode contratar, porque está sendo impedida pela arcaica e vergonhosa legislação trabalhista, implantada na República Sindicalista que se instalou no país desde os anos 40 e nunca mais mudou. A TAM não pode pagar mais salários aos seus funcionários, como por exemplo, porque eles só podem trabalhar 33 por cento a menos do que os de seus concorrentes.  Impossível também é usar suas equipes para quatro voos mensais a Londres, por exemplo. Mas as empresas estrangeiras podem. Ou seja, azar da empresa aérea brasileira. As outras vão dominando o mercado. A LATAM não pode voar para Doha, no Catar, porque o número de horas de voo necessárias é acima do tempo em que a lei brasileira permite que um trabalhador aéreo cumpra. Ou seja, para ir a Doha, a TAM teria que jogar sua tripulação no mar e colocar outra no serviço. E tem mais: com a brutal e criminosa tributação brasileira, a empresa prefere gastar no exterior, porque se o fizer aqui, vai quebrar em breve, como tantas outras. Deu pra entender?

 

 

ORGULHO PARA RONDÔNIA

O médico Hiran Gallo, que já é personalidade nacional e internacional da Medicina (é, há anos, membro destacado do Conselho Federal de Medicina), recebeu essa semana mais um honroso convite. Ele foi convidado para compor a Comissão Coordenadora do futuro Departamento dos Países de Língua Portuguesa da Cátedra de Bioética da UNESCO.  O novo departamento reunirá representações de todos os países de Língua Portuguesa do mundo. Hiran Gallo é daquelas personalidades que orgulham nossa terra. Médico exemplar, profissional respeitado em todas as áreas, sua atuação no Conselho Federal de Medicina o tem colocado em sucessivas diretorias, sempre eleito por suas colegas médicos.  Professor na Universidade do Porto, em Portugal, o nome do rondoniense já se tornou conhecido em vários países, sempre respeitado e destacado. Certamente por tudo isso é que Hiran Gallo acabou sendo escolhido para compor mais essa missão no mundo da Medicina internacional.

 

PERGUNTINHA

Se o ex presidente Lula disse, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, que se encontrou apenas duas vezes em seus mandatos com diretores da Petrobras, como a agenda oficial registra mais de 20 encontros com a turma que destruiu a nossa maior estatal?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 “Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

“Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educ

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Não se muda uma mentalidade que desenvolva o Planeta de uma hora para outra. Mas há sim soluções práticas, para a Amazônia, que não só ignoram os hi

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)