Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PRESIDENTE DO SAAE VISTORIA OBRAS DA REDE DE ESGOTO E CONSTATA IRREGULARIDADES NA REDE DE ESGOTO SANITÁRIO


        
A presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), Cláudia Rodrigues, visitou as obras da rede de esgoto, Projeto Bacia C, no último fim de semana, acompanhada de técnicos da autarquia que foram averiguar as condições em que se encontram as conexões com a rede, tais como os Poços de Visitas (PVs) e as Tubulações de Inspeções e Limpeza (TIL).  Cláudia visitou os bairros Vista Alegre, Jardim Bandeirante, Jardim Arco-Íris, além de alguns trechos dos bairros circunvizinhos ao setor.

Nessa visita a presidente verificou a existência de vários problemas e determinou que a Comissão responsável pela Fiscalização da Obra de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Cacoal faça um relatório minucioso a fim de que seja possível apurar responsabilidades, se houverem, bem como proceder aos devidos reparos.

A equipe técnica que esteve presente nessa vistoria juntamente com a presidente Claudia Rodrigues avaliou, preliminarmente, que alguns danos às tubulações são decorrentes de processos erosivos provocados pelo excesso de chuvas ou por maquinário da Secretaria de Obras durante operações de patrolamento da malha viária urbana.

De acordo com Cláudia Rodrigues, nessa nova administração a autarquia trabalhará em parceria com a Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, além de outras secretarias e departamentos para que haja uma melhor interação e os trabalhos fluam com maior presteza e rapidez. “A prefeita Glaucione, em reuniões periódicas com a sua equipe, tem cobrado que os setores se relacionem, troquem informações e trabalhem conjuntamente na solução de problemas. No caso do SAAE, já nos reunimos com o secretário de Obras, Elcirone Moreira Deiró, e ele se comprometeu a cobrar de sua equipe que antes de realizar qualquer obra de patrolamento procure interagir com o SAAE para ter noção de onde estão as tubulações para que seja possível evitar ou minimizar esses danos”, disse.

O relatório final vai avaliar, também, problemas como uso de material inadequado por parte da empresa responsável pelas obras da Rede de Esgoto. Em uma análise prévia, os técnicos informaram à presidente da Autarquia que o material usado, principalmente as Tubulações de Inspeções e Limpeza (TIL) são muito frágeis, especialmente para a nossa região, onde há uma incidência muito grande de fortes correntezas provocadas pela alta incidência de chuvas que começam nos últimos meses da primavera, perpassam todo o verão e só terminam na primeira metade do outono.

Ao final de sua visita, Cláudia Rodrigues cobrou da equipe que apresente esse relatório já na primeira quinzena de fevereiro. “Vamos encaminhar esse relatório aos demais órgãos da administração pública, principalmente as secretarias do Meio Ambiente, Secretaria de Obras e principalmente ao gabinete da Prefeita Glaucione. “Todos os setores precisam estar interconectados, pois só assim será possível melhorar a prestação de serviços públicos de qualidade à nossa população”, enfatizou.

Fonte: Daniel Oliveira da Paixão

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)