Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Público lota sede da Banda na Feijoada das Peripécias


 Público lota sede da Banda na Feijoada das Peripécias - Gente de Opinião

Público lota sede da Banda
na Feijoada das Peripécias


Sábado passado (11), a Banda do Vai Quem Quer promoveu em sua sede, a feijoada do Livro “As Peripécias do General”. O evento surpreendeu a diretoria Do bloco pela frequência do público, que superou as expectativas. “Teve uma hora que pensei que não chegaríamos nem a 50 convites vendidos e no final foram mais de cem”, disse a presidente Siça Andrade.

Os foliões começaram a chegar por volta das 11 horas e a feijoada foi servida a partir o meio dia. Silvinho e Braco Moraes foram os responsáveis pela parte musical enquanto as Musas da Banda coordenadas pela Ana Santos exibiam as camisetas 2017 e o Sílvio autografava o livro que conta histórias e estórias do General Manelão.

Apesar da chuva que insistia em cair sobre a cidade, os foliões não arredaram o pé da sede da Banda. O motivo era a apresentação da Musa Nina Cavalcante que se desfilou apenas com o corpo pintado, uma verdadeira obra de arte produzida pelo Laurence Pataka. Confira na foto.


Lenha na Fogueira

O final da semana passada foi um agito só em se falando de eventos carnavalescos. A festança começou sexta feira 10, quando o Bloco Até Que a Noite Vire Dia reuniu seus foliões, na praça São José no bairro Mocambo e apresentou seus abadás para o carnaval deste ano. A Banda Lua que ha 10 anos é a responsável pela animação do bloco, deu o tom, tocando desde funk, axé até as tradicionais marchinhas dos compositores do cordão.

*******

A promoter Consola responsável pelo cerimonial, apresentou as musas com a camiseta do bloco, uma homenagem a Chapecoense - Chap. O Até Que a Noite Vire Dia vai desfilar no próximo sábado dia 18. A concentração está marcada para iniciar as 20 horas e o desfile começa a meia-noite.

********

Outra festa carnavalesca maravilhosa foi a promovida pelo bloco Furacão da Zona Sul, também na sexta feira. A moçada comandada pela cantora Edneide Souza não deixou a peteca cair e brincou carnaval até mais de meia-noite.

********

Na oportunidade foi escolhida a Musa do Bloco 2017. Quem elegeu a Musa foram os foliões que marcaram presença no evento. No final a escolhida pelo público, foi a Bruna. O abada deste ano pode ser adquirido na sede do bloco à rua Tancredo Neves. O bloco da Edneida Souza vai desfilar somente no dia 3 de março.

*******

O encarregado de abrir o carnaval da cidade este ano, é o bloco Areal Folia que é presidido pelo Gato Félix que desfilar no dia 17 pelo percurso pela Alexandre Guimarães, Rogério Weber, João Alfredo, Presidente Dutra.

*******

Também sexta feira dia 17 desfila o bloco “Vai e Volta” que faz o mesmo percurso do Areal Folia. A sede do Vai e Volta é na Presidente Dutra.

*******

Quem vai desfilar com todas as pompas é o Bloco mais democrática da região Norte o querido “Pirarucu do Madeira”. O Pirarucu da Luciana com o Segismundo vai reunir os foliões a partir do meio dia de sábado dia 18, na Pinheiro Machado ao lado do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco o desfile está marcado para começar as 16 horas.

 

Público lota sede da Banda na Feijoada das Peripécias - Gente de Opinião


********

No Pirarucu desfilam dos bonecões de Marise Castiel, Bola Sete, Manelão, Pierrot e outros. No Pirarucu não tem trio elétrico e os músicos vão tocando a pé. É o verdadeiro carnaval de rua. Não tem abada e nem camiseta. Cada um vai com a fantasia que achar melhor.

*******

Agora vamos falar do Baile Municipal que aconteceu no último sábado no Calçadão Manelão. Apesar do tempo chuvoso o Calçadão concentrou mais de cinco mil foliões, que brincaram carnaval até 1 hora da madrugada de domingo, animados pela ótima banda Carijó.



*******

O Baile começou com um breve atraso em virtude da falta de um documento exigido pelo Corpo de Bombeiro e que é de responsabilidade da empresa que monta o Palco.

*******

A festa começou com o show da escola de samba Asfaltão cuja bateria Pura Raça levantou a galera presente ao Calçadão Cultural Manelão. Logo após a apresenta da Preto e Amarelo o prefeito fez a entrega da chave da cidade a Sua Majestade Rei Momo 1° e Único que decretou o fim da tristeza e assinou o Decreto, liberando todos para brincar o carnaval, sem restrição ou preconceito de cor, ou de gênero. “Quero ver todo mundo junto e misturado nesse carnaval” proclamou o Rei Momo Thiagão 9.

********

Daí pra frente quem comendou a folia foi a banda Carijó com o Nilson e a Rejane cantando as mais populares marchinhas do carnaval tradicional e as marchinhas dos compositores do Galo da Meia Noite.

*********

Não fora a falta dos banheiros químicos no Calçadão Cultural Manelão, que não sei de quem era a responsabilidade, o Baile Municipal 2017 receberia nota 10, como não providenciaram os “MIJADORES” a nota caiu para SETE!





Exposição - 25 anos do
bloco Galo da Meia Noite

Público lota sede da Banda na Feijoada das Peripécias - Gente de Opinião

 


A Biblioteca Francisco Meirelles está com a exposição “História do Carnaval em Porto Velho”, desta feita com a História do Bloco Carnavalesco Galo da Meia Noite que este ano, desfila cantando seus 15 anos de fundação.

A funcionária municipal Ana Castro é a responsável pelo Projeto que começou no ano passado, com a exposição “Banda do Vai Quem Quer”. “O objetivo é mostrar para nossa juventude e as pessoas que vêm visitar Porto Velho a história do nosso carnaval, que já foi considerado o melhor da região Norte. O Galo da Meia Noite faz parte dessa história e por isso merece a homenagem”, disse Ana Castro.

O Galo da Meia Noite nasceu no dia 22 de novembro de 1992, no Bar do Cem Pescoço no bairro Caiari e tem como principais fundadores os foliões Magna Maria, Edson José Caúla, Carlinhos Castro e Jorge Caúla – Boquinha. O primeiro nome do bloco foi “Galo da Madrugada”, a mudança para Galo da Meia Noite aconteceu em novembro do ano de 1993, por sugestão da dona Zila. Lembrando que até o carnaval de 1998, o bloco desfilava tocando samba-enredo já que utilizava os ritmistas da escola de samba “Mocidade co Caiari”. Só no carnaval de 1999 com a chega a Porto Velho do carnavalesco carioca André Cesário (hoje na Beija Flor de Ninopólis) o Galo se transformou nem bloco de marchinhas, frevos e sambas-enredo, fato que com o tempo foi deixando de acontecer, pois sua diretoria optou por valorizar o estilo de música conhecida como Axé.

A volta as marchinhas tradicionais, se deu no carnaval passado (2016), por implicância do colunista Zekatraca que após alguns anos criticando o bloco que não tocava as marchinhas dos seus compositores, conseguiu que o repertório voltasse a ser o da sua origem. Este ano (2017), ao completar 25 anos, o Galo da Meia Noite vai fazer o percurso inteiro, tocando apenas marchinhas, frevos e sambas-enredo.

A exposição com a história do Galo da Meia Noite fica na Francisco Meireles para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas até o final do carnaval.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)