Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

São 102 anos de história, cuja trajetória começa com a construção da EFMM - Por Carlos Sperança


São 102 anos de história, cuja trajetória começa com a construção da EFMM - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

102 anos de instalação

O município de Porto Velho comemora mais um aniversário de instalação nesta terça-feira, dia 24 de janeiro. São 102 anos de história, cuja trajetória começa com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Com vários ciclos econômicos, que vem desde o garimpo dos diamantes e da cassiterita e do ouro, a cidade deu seu grande salto demográfico nesta década com a construção das usinas atraindo mais de 100 mil novos habitantes em apenas três anos.

Atualmente, o município de Porto Velho conta com 512 mil habitantes e 319 mil eleitores se firmando como a terceira maior cidade da Amazônia, atrás somente das metrópoles Manaus (AM) e Belém (PA).

Com desafios hercúleos para serem vencidos – desde esgotamento sanitário até abastecimento de água tratada – a cidade e os seus distritos padecem com as demandas de saúde, educação, segurança pública, macrodrenagem para combater as alagações na estação das chuvas e mobilidade urbana. Para organizar seu crescimento a atual gestão vai iniciar a elaboração de um novo Plano Diretor. 




 

A Cama de gato

A cama de gato armada para o superintendente de Turismo Julio Olivar (PSB), com quase dois anos de boatos sobre sua demissão não vingou. Durante a semana ele foi chamado para despachar com o governador Confúcio Moura (PMDB) - e foi com o coração na mão pensando no pior. Mas aconteceu o melhor: foi confirmado, Olívar permanece até o final do mandato de El Carecón.
 

Fim dos rabichos

Com os leilões da Caerd e da Ceron no ano que vem teremos fim dos rabichos de energia e ligações clandestinas de água. Vivemos uma verdadeira farra de ligações de água e Luz em Porto Velho. O poder público não tem eficiência. Com a iniciativa privada a banda vai tocar diferente e, com sistemas modernos de identificação da pirataria... taca-lhe o pau!

Que vexame!

Um baita vexame a estréia da atual legislatura da Câmara de Vereadores de Porto Velho com a aprovação de área de terras para o Grupo Gonçalves. Agora os vereadores serão investigados pelo Ministério Público que quer saber como é que o projeto passou pela aprovação de quase todos os 21 edis da casa de leis. A maioria dormiu no ponto ou...
 

A cirandinha

São 102 anos de história, cuja trajetória começa com a construção da EFMM - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Depois de um inicio meio tumultuado e com quadros ligados ao PSDC levando pé, o prefeito HIldon Chaves e o vice Edgar do Boi voltaram a pular cirandinha. Em boa parte dos eventos comparecem juntos e com isto pode ser constatado que se trata de uma relação amistosa e fraternal. O bovino é leal, diferentemente do último vice que conspirava contra o ex-prefeito Nazif.

Tapa buracos

A semana que vem abre com uma grande operação tapa buracos conjunta com ações do DER e da prefeitura de Porto Velho visando eliminar as crateras que se formaram neste inverno amazônico. O mutirão de limpeza pelos bairros também é desenvolvido em parceria com o governo do estado. Quando prefeito e governador se entendem as coisas funcionam melhor na capital.
 

Via Direta

***Sem escândalos em 2016 e com duas caras novas em 2017, a Assembléia Legislativa de Rondônia volta aos trabalhos dia 13 de fevereiro *** No momento em que são anunciados R$ 20 milhões para o Complexo Madeira Mamoré é preciso lembrar também das barreiras de contenção na orla do Madeira *** Caso contrário os investimentos irão acabar literalmente água abaixo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)