Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Será que é preciso desenhar para mostrar que Gilmar Mendes despreza a OAB?



Não é a primeira vez que o ministro mais sinistro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, demonstra que não tem o mínimo respeito pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Gente de Opinião

O novo chilique de Mendes aconteceu na sessão julgamento que debatia se um prefeito com as contas desaprovadas só por um tribunal de contas pode ou não concorrer. A OAB se uniu à sociedade civil pela aprovação da Lei da Ficha Limpa, que ampliou as hipóteses de inelegibilidade de um político.

“Parece que [a lei] foi feita por bêbados. É uma lei mal feita, nós sabemos disso”, disparou.

Em outras palavras, quem apoiou lei feita por bêbados, só podia estar bêbado.

Por meio de nota, o presidente Carlos Lamachia reagiu: “A linguagem usada por ele, inclusive, não se coaduna com a postura de um magistrado, notadamente um ministro do STF, na hora de exercer seu direito de crítica, seja ela direcionada à sociedade, proponente da lei, seja aos parlamentares que aprovaram a matéria, seja ao chefe do Executivo que a sancionou”.

Gilmar Mendes já desprezou a OAB em outra ocasião, quando acusou a entidade de agir sob orientação do Partido dos Trabalhadores ao propor o fim das doações empresariais à campanhas eleitorais.

Num gesto grotesco, Gilmar Mendes, tentou impedir que o secretário-geral da OAB, Cláudio de Souza Pereira Neto, rebatesse a acusação.

O ministro Ricardo Lewandowski defendeu que o representante da entidade tinha direito à palavra e conteve Gilmar que já havia falado por quase cinco horas.

Num surto de prepotência e arrogância, Gilmar disparou: “Só que eu sou ministro da Corte e advogado é advogado”.

Quantas mais a OAB suportará até que tome a iniciativa de questionar a postura costumeiramente inadequada do ministro não só contra a advocacia, mas contra interesses da sociedade de um modo geral?

Reage OAB!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)