Sexta-feira, 19 de agosto de 2016 - 05h07
Não é a primeira vez que o ministro mais sinistro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, demonstra que não tem o mínimo respeito pela Ordem dos Advogados do Brasil.
O novo chilique de Mendes aconteceu na sessão julgamento que debatia se um prefeito com as contas desaprovadas só por um tribunal de contas pode ou não concorrer. A OAB se uniu à sociedade civil pela aprovação da Lei da Ficha Limpa, que ampliou as hipóteses de inelegibilidade de um político.
“Parece que [a lei] foi feita por bêbados. É uma lei mal feita, nós sabemos disso”, disparou.
Em outras palavras, quem apoiou lei feita por bêbados, só podia estar bêbado.
Por meio de nota, o presidente Carlos Lamachia reagiu: “A linguagem usada por ele, inclusive, não se coaduna com a postura de um magistrado, notadamente um ministro do STF, na hora de exercer seu direito de crítica, seja ela direcionada à sociedade, proponente da lei, seja aos parlamentares que aprovaram a matéria, seja ao chefe do Executivo que a sancionou”.
Gilmar Mendes já desprezou a OAB em outra ocasião, quando acusou a entidade de agir sob orientação do Partido dos Trabalhadores ao propor o fim das doações empresariais à campanhas eleitorais.
Num gesto grotesco, Gilmar Mendes, tentou impedir que o secretário-geral da OAB, Cláudio de Souza Pereira Neto, rebatesse a acusação.
O ministro Ricardo Lewandowski defendeu que o representante da entidade tinha direito à palavra e conteve Gilmar que já havia falado por quase cinco horas.
Num surto de prepotência e arrogância, Gilmar disparou: “Só que eu sou ministro da Corte e advogado é advogado”.
Quantas mais a OAB suportará até que tome a iniciativa de questionar a postura costumeiramente inadequada do ministro não só contra a advocacia, mas contra interesses da sociedade de um modo geral?
Reage OAB!
Antônio Cândido lança nesta quinta a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”
Antônio Cândido da Silva, amante confesso da cidade de Porto Velho, poeta renomado e de talento incontestável, apresenta ao público leitor o resul
Bailarina da Praça é a homenageada do Bloco Pirarucu do Madeira no Carnaval 2025
O bloco que exalta tradições e pessoas de elevada importância para a cultura popular da capital será um palco com milhares de foliões para a artista
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa