Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sessão solene presta homenagem ao Serviço Social em RO


 
O deputado Ribamar Araújo (PR) realizou na manhã desta segunda-feira (15), Dia do Assistente Social, sessão solene na Assembleia Legislativa para marcar a passagem da data.

A data, segundo o parlamentar, homenageia o profissional dos Serviços Sociais, que se dedica à luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou "à margem da sociedade".

Em um vídeo institucional foi mostrada a história da assistência social no Brasil, que se iniciou na década de 30, fortalecido no governo Vargas e que após poucos avanços foram retirados os direitos com a ditadura militar.

A Constituição de 1988 reconheceu a área de Assistência Social, que passou a ser direito de todos, assegurados pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e Serviço Único de Assistência Social (Suas).

Ribamar ressaltou que são profissionais ativos na luta pelos direitos humanos, atuando no campo das políticas públicas com o objetivo de viabilizar os direitos da população, na saúde, na educação, na previdência social, na habitação, assistência social, na Justiça, e em diversas outras áreas.

Os assistentes sociais têm o papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, efetivando sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social por meio de ações de cunho sócio educativa e de prestação de serviços.

Ribamar agradeceu as homenagens recebidas e afirmou que se sente feliz em realizar esta solenidade. Disse lembrar de sua irmã, precocemente falecida, e que foi incentivadora de sua carreira política. “Há doze anos que realizo estas homenagens e toda vez consigo vê-la refletida em todas vocês, no entusiasmo e na determinação de cada um em realizar seu trabalho”, destacou.

O parlamentar salientou a importância de ter hoje uma assistente social à frente da gestão da secretaria. Ele destacou a importância de prevenir, primeiramente com o eleitor, sabendo selecionar quem coloca no poder. “A lava-jato está aí para mostrar as mazelas do poder”, acrescentou.

Para prevenir, disse Ribamar, é preciso educar o povo. “Somente assim tomará consciência e passará a selecionar melhor seus políticos”, citou. Ele finalizou desejando sucessos ao novo gestor do conselho. “É uma honra e uma alegria, ressalto, revê-os e prestar esta singela homenagem. Obrigado”, frisou.

Debatedores

O vice-governador do Estado, Daniel Pereira (PSB) parabenizou a todos os assistentes sociais, pois estão tanto na iniciativa pública quanto privada em todos os setores da sociedade. Salientou que não há justiça sem o assistente social.

O presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS - 23ª Região), Carlos Henrique Gomes Souza, disse que esta homenagem é o reconhecimento ao profissional realizada com esmero pelo deputado Ribamar. Ele falou do processo democrático dentro do Conselho com a eleição de nova diretoria.

O presidente eleito do CRSS, Luciano Pinheiro Torres, disse que há no País um desmonte das conquistas sociais. Ele agradeceu a confiança depositada em suas propostas e convidou para a posse que ocorre na tarde desta segunda-feira (15) na sede do Conselho.

O secretário Municipal de Assistência Social, Claudinaldo Leão da Rocha, disse que a meta é a valorização dos profissionais nesta gestão. Ele leu mensagem e agradeceu ao convite.

A vereadora por Porto Velho, Joelna Holder (PMDB), disse que a escolha da profissão está intrinsecamente ligada ao dom de servir, de uma missão ligada aos menos favorecidos em direitos sociais. “Vocês estão presentes onde a presença do Estado e da sociedade falha”, afirmou.

A gestora da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Erika Fontinelle, cumprimentou a nova diretoria eleita do Conselho e o deputado Ribamar por sempre defender a categoria em todas as suas ações.

Fonte: Geovani Berno         

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)