Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sociedade sugere ações para o Judiciário em Audiência


 Gente de Opinião

Com o objetivo de ampliar a transparência e o acesso democrático à gestão administrativa, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia realizou na manhã da última terça-feira, 11, no auditório do edifício-sede, uma Audiência Pública para tratar sobre o orçamento do Poder Judiciário Estadual para o ano de 2018.

Na abertura, o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, destacou o ineditismo da iniciativa, já prevista nas diretrizes de seu plano de gestão. "Quando nós elaboramos as bases para a gestão desse biênio, fizemos questão de inserir a participação. Isto significa que não se pode administrar uma instituição que presta serviços públicos com poucos, é preciso ter o envolvimento e a colaboração de todos", destacou.

Para o presidente, outro ponto importante é a brevidade. "A sociedade quer que seus conflitos dentro de um limite de tempo. É preciso agilidade para promover a satisfação do cidadão na resolução de seus conflitos".

Segundo o Sansão Saldanha a razão de se abrir uma audiência publica é para o estabelecimento das bases para os propósitos que a instituição pretende alcançar. "Tanto os servidores, quanto os membros integrantes do poder judiciário nas suas funções especificas , ou ainda os cidadãos, apontem quais são suas necessidades ou as necessidades de suas instituições", acrescentou.

O presidente finalizou correlacionando a atitude do TJRO com o cenário nacional “Precisamos atender àquilo, que em termos de Brasil, é cada vez mais prioritário, ou seja, a transparência e a participação democrática”, pontuou.

O corpo técnico do TJRO esmiuçou como as demandas trazidas pelos servidores, magistrados e pela sociedade serão executadas pelo orçamento 2018 do Poder Judiciário. Em seguida, sob a coordenação do juiz auxiliar da presidência Ilisir Bueno Rodrigues, foi a vez das entidades governamentais e sociais presentes apresentarem sugestões.

O representante do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE, o conselheiro Benedito Antônio Alves elogiou a iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça Rondoniense em abrir para sociedade o projeto orçamentário da instituição. Segundo o conselheiro, “uma administração como essa deve ser difundida para toda a sociedade”.

Já o representante da Associação dos Magistrados de Rondônia – Ameron, o desembargador Alexandre Miguel, disse que é preciso difundir na sociedade as realizações, a criatividade, os projetos e a atuação de magistrados e servidores do Poder Judiciário rondoniense. Entre as pontuações sugeridas pelo representante da Ameron, foi indicada a criação de um programa para promover ainda mais a imagem do poder Judiciário, magistrados e servidores.

Alexandre Miguel destacou que a sociedade não tem conhecimento, por exemplo, de que até março deste ano (2017) foram arrecadados pelo Poder Judiciário de Rondônia: 10 milhões e 500 milhões de penas e medidas alternativas, que serão disponibilizados e transferidas para entidades sociais. Com relação a isso, foi sugerido que se crie um departamento para auxiliar entidades sociais com esse processo de verba a serem distribuídas. Também foi sugerido que se crie um Fundo de Segurança, pois, “a criminalidade sofreu mudanças nos últimos tempos com ampla ramificação até fora do país”.

A Defensoria Pública, representada pelo defensor Walnir Fornazoni, sugeriu a criação de uma vara de regularização fundiária, já a OAB/RO, representada pela vice-presidente, Maracélia Oliveira, apresentou várias sugestões, entre as quais, maior investimento para o aprimoramento do PJe (processo judicial eletrônico); capacitação específica dos servidores que operacionalizam o sistema, e serviço de suporte para auxiliar aqueles que utilizam o PJe. O PJe é a ferramenta utilizada por toda comunidade jurídica nos processos virtuais do Judiciário/RO.

Por último, o representante dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia, Francisco Roque,elogiou a administração pela iniciativa e pediu equidade no trato democrático entre servidores e magistrados, e jornada de trabalho que assegure maior qualidade de vida aos servidores, o que também vai contribuir para a economia do Estado, uma vez que reduz os custos de manutenção do Judiciário.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)