Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Um canto pela paz no Dia Internacional da Mulher


 Um canto pela paz no Dia Internacional da Mulher - Gente de Opinião

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher 8 de março, o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, e IFPE realiza nesta quarta feira o show musical “Um Canto Pela Paz” no Teatro 1 do Sesc Esplanada com inicio as 20 horas, com apresentação das seghuintes cantoras: Gioconda Trivério, Charlene Marques, Elisa Cristina, Lais Fernandes, AS Pastortas do Asfaltão, e prticipação especial de Litsia Moreno. Aucireia Taborda, Anayole Ebae Isabela Cristina e o percussionista Bira Lourenço. Entrada franca.

As comemorações relativas a data, começaram segunda feira 06 e prosseguem até o dia 14 para o público em geral. “No dia 17 realizaremos programação especial para as mulheres funcionárias do Sesc”, disse o diretor Mauro Arruda. O evento é realizado anualmente com uma programação que inclui atividades na área de educação, assistência, saúde, lazer e cultura entre outras ações.

O objetivo do evento, além de homenagear as mulheres, é evidenciar os feitos femininos, conscientizando-as de seus direitos, na luta contra a violência, mostrando a importância de seu papel na sociedade, além de desenvolver atividades culturais, esportivas, e de prevenção de doenças.

A abertura das ações aconteceu no dia 6 de março, com a exposição fotográfica intitulada “Delas”: Memórias e cantos, seguido de um torneio de voleibol, e às 19 h no Teatro 1 do Sesc Esplanada, um talk show: “Histórias e Contos do Canta Mulher”, que celebra 25 anos do evento em Rondônia e conta com a parceria do Fórum Popular de Mulheres.

As atividades também acontecerão na unidade do Sesc Centro e no Porto Velho Shopping, com uma programação que inclui palestras sobre a saúde da mulher, triagem, coleta de preventivo, exposição de banner’s informativos, cursos com artesanatos e auto maquiagem. No Sesc Esplanada além do show “Canta Mulher”, serão realizadas diversas atividades esportivas, torneios, jogos de mesa e aulão de dança, além de atividades que na área de saúde. A Exemplo dos anos anteriores as funcionárias do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPE participarão de uma ação especial, que inclui uma palestra motivacional ministrada pelo professor Cordeiro e um coffe break com música ao vivo.

O presidente do Sistema Fecomércio - Sesc - Senac -IFPE, Raniery Coelho, salienta que “o projeto Sesc Mulher é uma das grandes oportunidades que temos para proporcionar à classe feminina os benefícios sociais de lazer, cultura, educação, saúde e assistência, que demonstram claramente o compromisso social que temos com este seguimento da sociedade”.

Projeto Canta Mulher 25 Anos

O Projeto Canta Mulher foi criado no ano de 1992 pelo Fórum Popular de Mulheres, com objetivo de promover através da cultura e da arte, a visibilidade das discussões sobre a mulher, revelando a sua condição feminina no cotidiano da sociedade brasileira. O Projeto resgata e valoriza nesse universo, a mulher, a artista, a voz feminina na arte do canto, interpretando obras musicais de compositores(as) e intérpretes com produção local, regional e nacional, reinventando o mundo da poesia e da musica nas canções brasileiras.

Com recorde de produção, a iniciativa inaugura a agenda cultural de Porto Velho, se engaja pela história e memória de muitas mulheres, artistas, compositoras e intérpretes, revelando uma sonoridade musical voltada para o resgate da dignidade humana, através da arte, da cultura e da vida de mulheres que numa só voz, invocam “um canto pela Paz”, marcando a cena de mulheres que passeiam pelo palco da noite, da arte e da vida.
O Projeto Canta Mulher é realizado durante as comemorações do Dia 08 de Março- Dia Internacional da Mulher, articulando ações integradas no fomento da cultura e do Desenvolvimento local. Desde sua primeira edição, o Projeto Canta Mulher conta com a fiel parceria do SESC-Rondônia na sua realização.

P r o g r a m a ç ã o

08/03/2017 (quarta-feira)

8h às 12h - Recreação - Dinâmica Quebra Gelo

Palestra sobre saúde, triagem (aferição de pressão arterial e testes de glicemia), coleta de preventivo e testes rápidos, SAC - Cadastro de carteiras do Sesc, Exposição de banners.

15h - Exposição fotográfica: "Delas"

20h - Show musical Canta Mulher 25 anos: Um canto pela paz

Local: Sesc Esplanada

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4175 - Olaria

09/08/2017 (quinta-feira)

10h às 13h - Testes rápidos, hepatite B e C, triagem (aferição de pressão arterial e testes de glicemia), avaliação física, orientação nutricional, SAC - Cadastro de Carteiras do Sesc, auto maquiagem - parceria com as lojas do Shopping, exposição de banners

Local: Porto Velho Shopping

Endereço: Av. Rio Madeira, 3288 - Flodoaldo Pontes Pinto

20h - Show musical Canta Mulher: "Elas no rock"

Intervenção: Teatro e dança participações especiais: Academia de dança/Berenice Simão Coreografia: valsa breve - música: Bado

Local: Sesc Esplanada

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4175 - Olaria

10/03/2017 (sexta-feira)

9h às 14h - coleta de preventivo, testes rápidos HIV, hepatite B e C e sífilis, triagem (aferição de pressão arterial e testes de glicemia), sorteios de brindes, cortes de cabelos, escovas e massoterapia - parceria: Instituto Mix, cardápio especial para as mulheres, voz e violão – MPB

Local: Sesc Centro - Restaurante

Endereço: Av. Presidente Dutra, 2765 – Centro

20h - Exposição fotográfica "Delas"

Show musical Canta Mulher 25 anos: "Um canto pela paz"

Participações especiais: Suely Rodrigues

Performance Teatral: "Maria.com"

Letra: Suely Rodrigues - Música: Baaribu Nonato

Local: Sesc Esplanada

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4175 - Olaria

12/03/2017 (domingo)

9h - Copa Sesc Mulher - Torneio de futebol society

10h - Jogos de mesa (baralho, dominó, dama e pingue-pongue)

Local: Sesc Campestre

Endereço: BR 364 - Zona Rural

14/03/2017 (terça-feira)

9h - Palestra educativa sobre saúde, avaliação física, coleta de preventivo,

testes rápidos de hepatite B e C

Local: Loja Bemol Centro

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 2275 - Centro

Fonte: Ascom Sesc Rondônia




Lenha na Fogueira

Salve as Mulheres do nosso planeta. Este Salve, é de comemoração, de parabéns de ode!

********

Agora, as mulheres do planeta estão mesmo precisando, é do Salve todas da violencia, da incompreensão da falta de respeito e da consideração. Parece que cada dia, cada mês, cada ano que passa, as mulheres perdem mais. Não obstante as conquistas na política mundial onde tantas galgaram inclusive, o cargo maior da política de seus países, como primeira ministra e presidente da república. É claro que hoje temos mais mulheres assumindo cargos de relevante importancia em tudo quanto é segmento social.

*******

Porém, é notório, que a violência contra a mulher aumentou e muito. Quantas são espancadas, estupradas e violentadas todos os dias? Quantas continuam sendo tratadas como um ser inferior. Os avanços, quando acontecem, se restringem as cidades consideradas grandes?. No interior o bicho pega. Principalmente no interior do interior, como nas comunidades ribeirinhas da amazônia, no sertão nordestino ou nas lavouras do centro oeste, sudeste a sul do país.

*******

Falta muito para as Mulheres realmente conquistarem os espaços merecidos. Vejam na politica partidária, poucas são as mulheres que conseguem se eleger. Vejam na politica social, são poucas as mulheres que conseguem cargo de destaque nas empresas. Vejam na política de governo, são poucas que conseguem o cargo de secretaria de estado.

********

As mulheres de hoje continuam sendo queimadas como foram as operárias daquela fábrica de tecido em Nova Iorque em 25 de março de 1911.

********

Muitas Leis foram criadas com o objetivo de proteger as mulheres, vide a Maria da Penha que por certo tempo, foi considerada ícone pelas autoridades brasileiras. Hoje com Lei Maria da Penha e tudo, as mulheres continuam sendo vítimas dos homens machistas, para quem lugar de mulher é lavando roupa ou apenas cozinhando.

********

Não podemos ficar de braços cruzados ou apenas aplaudindo os show que com certeza, acontecerão em todo mundo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. É preciso serrar campanha contra tudo que é prejudicial à mulher.

*******

Mulher é tudo de melhor que este mundo já recebeu. Só quem não reconhece isso, são os homens machistas que pensam que são donos da verdade e querem apenas maltratar suas companheiras.

*******

Salve o salve do dia das Mulheres. O Salve dos salves! O Salve tudo de bom para essas guerreiras que aturam tantas discriminações e mesmo assim, estão lá, na porta dos presídios chorando pelos seus filhos. Que estão na repartição pública buscando contribuir com seu companheiro nas despesas da casa.

*******

Salve a mulher empreendedora artesã, empresária, funcionária pública, comerciária, vendedora ambulante, cozinheira, lavadeira, vereadora, deputada, dona de casa, advogada, juíza, médica, enfermeira, parteira, jornalista, fotografa, cantora, artista plástica, atriz, diretora de teatro e de cinema, música.

********

Salve a mulher ribeirinha, seringueira, embarcadiça, canoeira, pescadora, lavradora, curandeira, parteira, beata, evangélica, prostituta.

*******

Salve as mulheres que lutam pelos direitos humanos. As mulheres que lutam pela igualdade salarial, as que lutam por melhores dias; As que lutam contra os políticos corruptos. As mendigas que lutam contra a discriminação social. Salve as que lutam pela igualdade das raças e de gênero.

********

Salve as garotas de programa, as prostitutas, as lésbicas, as bi sexuais. Salve todas porque todas são mulheres.

********

Que Deus abençoe todas as mulheres do mundo pelo Dia Internacional da Mulher.

*******

Salve especial às minhas colegas de trabalho e o Salve especialíssimo vai para a Ana Célia minha querida companheira mulher.

Um canto pela paz no Dia Internacional da Mulher - Gente de Opinião
.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)