Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

UM PATRONO PARA O PARQUE NATURAL - Por Lúcio Albuquerque



Lúcio Albuquerque, repórter

Soou estranho, e continua soando muito estranho ainda, que a prefeitura tenha recolocado em funcionamento o Parque Natural de Porto Velho, denominando-o  “Senador Olavo Pires”, o que vem gerando uma polêmica grande nas chamadas “redes sociais” haja vista que para muitos aquela área da cidade seja conhecida com outro patrono, o ambientalista Raimundo Paraguassu, que garantiu a manutenção daquela área livre de invasões e doou os 2 mil hectares de terras para a prefeitura, para implantar o Parque.

Então, observando o que diz a legislação pertinente, a prefeitura não está errada, porque, seguindo a informação do Departamento Legislativo da Câmara Municipal, apenas cumpriu na divulgação da inauguração de sábado passado o que determina a Lei aprovada em 1990, no final do ano, dando como patrono o senador falecido dois meses antes, certamente um projeto gerado no clamor do assassinato de Olavo.

Se formos por partes, a homenagem legislativa denominando patrono Olavo Pires àquela área, e analisarmos dentro da perspectiva de valor, não há dúvidas de que em termos ambientais o então senador nada fez que merecesse a homenagem, um título que pode ser modificado, bastando para tal que a emoção seja colocada de lado e a razão tome conta do espaço necessário para conseguir a alteração.

Olavo Pires já é titular de homenagens em diversos logradouros públicos de Porto Velho – e do Estado, é só conferir. Na Capital Olavo é patrono de uma escola estadual e outra municipal, o que, convenhamos, já foi muito além do que se poderia imaginar, inclusive uma rua no distrito de Jacy Paraná, com diversas vias urbanas das quais ele é patrono em vários municípios.

Colocando na balança o que fizeram os dois, do ponto de vista da preservação ambiental, o ambientalista Raimundo Paraguassu, e o senador Olavo Pires, na questão de defesa do meio ambiente, não há qualquer dúvida que Paraguassu merece muito mais a homenagem e há como dar razão à razão.

E nesse campo, com certeza, há como fazer a modificação, bastando para tal que o próprio prefeito Hildon Chaves encaminhe à Câmara Municipal um projeto de lei nesse sentido ou, então, um ou mais vereadores, apresentar uma proposta ao alcaide, justificando e solicitando sua anuência. No mais, perante o que já consta na Lei de 1990, a prefeitura terá de manter o patrono como está, até que outra lei altere a decisão anterior.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)