Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Crônica

Crise de caráter


Crise de caráter - Gente de Opinião

Tantos e tão variados são os casos de corrupção, principalmente no Estado de Rondônia, que um suposto esquema de propina envolvendo prefeitos e um ex-deputado estadual, recentemente desmantelado pela competente Policia Federal, já nem chega a emocionar a opinião pública. É como se o povo estivesse com a capacidade de indignação anestesiada pela repetição das mesmas bandalheiras, assim como o organismo saturado de dor, que já não mais responde aos acicates do sofrimento.

A criminalidade ganha terreno, não importa a natureza do crime, seja aqui e alhures, seja nas mais diferentes camadas da sociedade. Até parece que a honra e a dignidade já não encontram lugar no código de certas pessoas. Não se têm dúvidas de que isso decorre dos arraigados maus hábitos que, ao longo de seguidos anos, se veem praticados sob os aplausos velados de uma minoria de políticos e administradores inescrupulosos, que de tudo faz para tripudiar sobre os interesses da população.

Estamos às portas de novas eleições municipais. Em novembro próximo, vamos escolher prefeitos e vereadores. Não podemos ser condescendes com predadores do erário, ladrões engravatados, de elevada posição social, praticantes das mais despudoradas e revoltantes ilegalidades, que roubam por pura ganância, com a tranquilidade garantida da impunidade. Vamos mostrar para essa gente, na prática, que estamos cansados de promessas levianas e discursos demagógicos. Precisamos sepultar esse modelo politico corrupto, improdutivo e desagregador. Não é possível conviver com essa crise de caráter, que subverte os valores morais do povo, pois a administração pública tem que se manter nos limites da decência e da produtividade social.

O propinoduto recentemente estourado pela Policia Federal não pode ser apenas mais um. A justiça precisa agir com rigor e rapidez contra os que insistem em confundir o dinheiro público com os quintais de suas casas. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os grilos de Patimau

Os grilos de Patimau

Outro dia, remexendo caixas, dessas arrumações que começam com ordem e terminam em memória, encontrei um texto antigo, esquecido entre tantos outros

Uma história de amor - O menino e o cão

Uma história de amor - O menino e o cão

Eu tinha doze a treze anos. Não mais; - quando minha mãe, declarou, em derradeiro dia de julho, com largo e bom sorriso, bailando nos finos lábios e

Em defesa da nossa cultura

Em defesa da nossa cultura

Passei a véspera de Natal em companhia de minha mulher, na residência de casal amigo, que gentilmente nos convidaram.A consoada foi simples: o tradic

A Nova Ordem Petrolífera: Como a queda de Maduro e o colapso do Irã redefinem a hegemonia dos EUA

A Nova Ordem Petrolífera: Como a queda de Maduro e o colapso do Irã redefinem a hegemonia dos EUA

Em uma reviravolta que remodela o tabuleiro geopolítico global, os Estados Unidos emergem de um primeiro trimestre de 2026 não apenas como potência

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)