Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Energia

PROFISSIONAIS DO OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO VISITAM UHE JIRAU


PROFISSIONAIS DO OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO VISITAM UHE JIRAU - Gente de Opinião

Três profissionais do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estiveram na Usina Hidrelétrica Jirau, localizada em Nova Mutum Paraná, com o objetivo de conhecer o empreendimento.

Durante toda a visita, os profissionais do ONS se informaram sobre a UHE Jirau e a geração de energia no empreendimento. Eles conheceram a Casa de Força da Margem Direita, onde estão instaladas 28 das 50 turbinas, a Sala de Controle, a Subestação Isolada a Gás, entre outras estruturas.

O Engenheiro do ONS, Paulo Diniz, fala que a complexidade de operação na bacia do rio Madeira é grande, principalmente pelas características naturais do rio. “Gerenciar a operação hidráulica é uma atividade do nosso dia a dia. Então, viemos conhecer a região pessoalmente, até para que a gente possa ter uma referência de como é aquilo em campo”, conta.

O Gerente de Operação da UHE Jirau, Marcelo Fonseca, ressalta que a troca de experiências com profissionais do ONS é sempre importante, porque todo o relacionamento operacional da Usina acontece com a instituição. “No nosso cotidiano, estamos sempre interagindo com eles. E também é importante eles conhecerem a nossa realidade, porque aqui é diferente do que estão habituados, devido às particularidades da Usina e do rio Madeira”, conclui.

Após a visita na UHE Jirau, o grupo foi acompanhar o andamento das obras de alteamento da rodovia BR-364 e conhecer o distrito de Abunã.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cadastro de pacientes com equipamentos de suporte à vida assegura atendimento prioritário da Energisa

Cadastro de pacientes com equipamentos de suporte à vida assegura atendimento prioritário da Energisa

A Energisa Rondônia reforça a importância da atualização cadastral das residências onde vivem pacientes que dependem de equipamentos de suporte à vi

Conta de Energia: clientes que pagam a fatura em dia já ganharam prêmios em Rondônia

Conta de Energia: clientes que pagam a fatura em dia já ganharam prêmios em Rondônia

Manter a conta de energia em dia já trouxe uma surpresa positiva para dezenas de consumidores em Rondônia. Desde agosto de 2025, mais de 40 clientes

Mulheres conquistam espaço e inspiram novas gerações no setor elétrico de Rondônia

Mulheres conquistam espaço e inspiram novas gerações no setor elétrico de Rondônia

Cada vez mais presentes em diferentes áreas do setor elétrico, as mulheres vêm mostrando que dedicação, coragem e vontade de aprender são capazes de

Autonomia energética para residências e propriedades rurais

Autonomia energética para residências e propriedades rurais

A Rovema Energia apresenta a Bateria Slim, uma solução moderna de armazenamento de energia desenvolvida para garantir autonomia e segurança em situa

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)