Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Mutirão de Saúde: a melhor solução


Mutirão de Saúde: a melhor solução - Gente de Opinião

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões realizados em parceria com a iniciava privada  são os que têm demonstrado maior eficácia.

Em primeiro lugar, porque não gera choque de interesses com os profissionais da saúde porque não interferem na manutenção de seus empregos. Inclusive houve uma tentativa do governo estadual nesse sentido, que gerou uma reação de desagravo da categoria.

Os mutirões em parceria com a iniciativa privada, em direção oposta, somente oferecem benefícios. Um deles é o custo mais baixo, isso porque os contratos são assinados somente com quem oferece os menores preços. Outro, o principal, é a qualidade serviços, que são prestados em hospitais selecionados entre os melhores do estado, que contam com equipes especializadas qualificadas. E mais: como o número desses profissionais é expressivo, e há mais leitos disponíveis, mais pacientes são operados em menor tempo.

É sabido que o fato tempo é absolutamente importante no que se refere à saúde. Quanto mais cedo uma enfermidade é tratada, mais fácil torna-se curá-la. No caso da ortopedia, por exemplo, quando  lesões, especialmente fraturas, não recebem tratamento oportuno — na maioria das vezes, cirúrgico — no tempo certo, podem gerar muitas sequelas incapacitantes; algumas, pelo resta da vida.

Corre pelos corredores da Secretaria Estadual da Saúde a notícia de que, daqui a poucos dias, será iniciado um grande mutirão cirúrgico que envolverá diversas especialidades. Serão realizadas milhares de cirurgias. Isso traz esperança aos tantos enfermos que estão há meses, talves até anos, na interminável fila de espera do Sus.

Impõe-se, mesmo, que o governo se apresse em iniciar esse necessário mutirão. E que, desde agora, comece a planejar sua prorrogação. Porque a demanda é grande e não para de crescer.

Governador Marcos Rocha e secretário Jeferson Rocha, perseverem nesta linha: mutirões e mais  mutirões de saúde      em parceria com a  iniciativa privada, que não cobra mais caro para resolver esse crônico e doloroso problema de nossa gente, e em menor tempo possível.

Se assim fizerem, poderão deixar essa marca positiva e histórica em vossa administração,  posto que depois de tantas décadas, o grito do excluídos poderá até não calar totalmente, mais certamente não será ouvido tão longe e por tanto tempo. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Até tu, Ipam?

Até tu, Ipam?

É impressionante e, ao mesmo tempo, revoltante saber como Daniel Vorcaro conseguiu, em tão pouco tempo, montar e operar um esquema de corrupção alta

Para ser deputado estadual...!

Para ser deputado estadual...!

Um colega me perguntou o que é exigido para se candidatar à função de deputado estadual. Em primeiro lugar, o pretendente precisa ser brasileiro nat

Filhos de pais divorciados têm menos filhos

Filhos de pais divorciados têm menos filhos

Estudo revela que filhos de pais separados têm menos filhos e relações mais instáveis na vida adulta Um estudo recente da Universidade Bocconi, em Mil

Lobo Antunes morreu, mas nos seus livros deixou-nos um límpido espelho de Portugal

Lobo Antunes morreu, mas nos seus livros deixou-nos um límpido espelho de Portugal

A Morte de Lobo Antunes e a Sombra no FadoAntónio Lobo Antunes morreu esta quinta-feira, 5 de março de 2026, aos 83 anos. Mas a frase, assim, despida

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)