Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Rondônia

Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei do deputado Anderson que regulamenta profissão de Bombeiro Civil em Rondônia

O exercício da profissão de bombeiro civil foi regulamentado em âmbito nacional pela Lei Federal nº 11.901/2009


Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei do deputado Anderson que regulamenta profissão de Bombeiro Civil em Rondônia  - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa de Rondônia, fazendo justiça e reconhecendo uma importante categoria para o estado, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº1566/2022, de autoria do deputado estadual Anderson Pereira (Republicanos), que dispõe sobre as diretrizes e regulamenta definitivamente a profissão e prioriza a contratação de profissionais bombeiros civis para atuarem em estabelecimentos públicos e empresariais do estado.

O exercício da profissão de bombeiro civil foi regulamentado em âmbito nacional pela Lei Federal nº 11.901/2009, que definiu o bombeiro civil como aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerce, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.

O bombeiro civil, portanto, é trabalhador de grande importância, pois sua atuação preventiva e mesmo combativa visa preservar o meio ambiente como um todo, inclusive o do trabalho, tendo em vista a garantia conferida pelo Bombeiro Civil é a pessoa treinada e capacitada que presta serviços de prevenção e atendimento a emergências, relacionadas a incêndio, atuando na proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.

Anderson faz questão de agradecer e parabenizar a luta e a determinação dos representantes, Rodrigo Andrade, da Associação dos Bombeiros Civis do Estado de Rondônia – ABICER, Eliton Carril, da Brigada Independente do Estado de Rondônia – Biero e Leandro Viegas da Associação Estadual De Socorristas Guarda Vidas e Bombeiros Civis do Estado De Rondônia – Aesgvbc, que juntas representam mais de 7 mil profissionais que já estão formados e preparados para atender a população em diversas áreas de atuação.

“Essa Lei foi aprovada por unanimidade pela sua importante relevância e foi encaminhada para o governador Marcos Rocha, a quem eu peço que olhe com muito carinho para esses 7 mil profissionais que temos no estado e sancione essa lei, faça um decreto para reconhecer e valorizar de fato e de direito essa importante categoria”, destacou.

“Nossa atuação é para reconhecer os direitos de todos, trabalhamos para todas as classes em prol do desenvolvimento de Rondônia”, finalizou o deputado estadual Anderson Pereira.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia semana com mais de 2,3 mil oportunidades de trabalho

Rondônia inicia semana com mais de 2,3 mil oportunidades de trabalho

Rondônia começa a semana com 2.317 vagas abertas no Sistema Nacional de Emprego (Sine/RO), refletindo o avanço na geração de emprego e renda. Coorde

Contempladas do programa CNH Social em Ariquemes e Ji-Paraná recebem do governo de RO as novas permissões para dirigir

Contempladas do programa CNH Social em Ariquemes e Ji-Paraná recebem do governo de RO as novas permissões para dirigir

Novas Permissões para Dirigir (PPD) foram entregues pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO)

Mudança na SEFIN: Luiz Fernando deixa o cargo e Franco Ono assume a Secretaria de Finanças de Rondônia

Mudança na SEFIN: Luiz Fernando deixa o cargo e Franco Ono assume a Secretaria de Finanças de Rondônia

PORTO VELHO – O Diário Oficial do Estado de Rondônia vai trazer, em sua edição, mudanças estratégicas no primeiro escalão do Governo. O atual Secret

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras promovido pelo Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras promovido pelo Sebrae em Porto Velho

Em homenagem ao Mês Internacional da Mulher, o Sebrae em Rondônia iniciou uma série de palestras voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo femi

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)