Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Rondônia

Governo do Estado de Rondônia paga mais de 25 milhões em licença-prêmio em pecúnia para professores e técnicos educacionais


Ao todo, foram beneficiados 953 servidores - Gente de Opinião
Ao todo, foram beneficiados 953 servidores

O Governo de Rondônia pagou no período de janeiro a agosto de 2023 o montante de R$ 25.029.058,32 (vinte e cinco milhões, vinte e nove mil, cinquenta e oito reais e trinta e dois centavos) referente a licença-prêmio em pecúnia de professores e técnicos educacionais ativos e inativos da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. Ao todo, foram beneficiados 953 servidores.

Segundo a servidora Francisca Albuquerque, beneficiada com o pagamento da licença,  o recurso chegou em boa hora. “Agradeço ao Governo pelo pagamento desse direito de todo servidor público. Essa pecúnia, vai me permitir sonhar mais alto, fazer planos e pagar contas”, ressaltou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Poder Executivo tem unido esforços para ultrapassar as metas previstas. “Este pagamento é a prova de que o Estado tem avançado no quesito gestão pública. Este esforço conjunto beneficia a comunidade, valoriza os servidores e garante a circulação de renda para manter a economia em movimento”, finalizou.

LEI 68/92

O benefício está previsto na Lei 68/92 que prevê que após cada quinquênio (cinco anos) ininterrupto de efetivo serviço prestado ao Estado de Rondônia, o servidor fará jus a três meses de licença, a título de prêmio por assiduidade, com remuneração integral do cargo e função que exercia. De acordo com o artigo 4º da referida Lei, sempre que o servidor na ativa completar dois ou mais períodos de licença prêmios não gozados poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

VALORIZAÇÃO

Segundo Walneya Costa, gerente de Recursos Humanos da Seduc, a meta é efetuar o pagamento do valor mínimo de R$ 600 mil mensais, previsto no acordo sindical firmado entre a Procuradoria Geral do Estado – PGE, Seduc e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia – Sintero.

Para Ana Pacini, secretária titular da Seduc, a concessão da pecúnia é mais uma ação de valorização aos profissionais da Educação executada por esta gestão. “O Governo vem prioritariamente investindo na valorização dos profissionais da educação, com ações de incentivo aos estudos e à qualificação, realização de processos seletivos, formação continuada, progressão na carreira, entrega de equipamentos, entre diversas outras políticas de incentivo”, ressaltou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudança na SEFIN: Luiz Fernando deixa o cargo e Franco Ono assume a Secretaria de Finanças de Rondônia

Mudança na SEFIN: Luiz Fernando deixa o cargo e Franco Ono assume a Secretaria de Finanças de Rondônia

PORTO VELHO – O Diário Oficial do Estado de Rondônia vai trazer, em sua edição, mudanças estratégicas no primeiro escalão do Governo. O atual Secret

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras promovido pelo Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras promovido pelo Sebrae em Porto Velho

Em homenagem ao Mês Internacional da Mulher, o Sebrae em Rondônia iniciou uma série de palestras voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo femi

Sebrae em Rondônia abre inscrições para missão empresarial à Beauty Fair 2026

Sebrae em Rondônia abre inscrições para missão empresarial à Beauty Fair 2026

O Sebrae em Rondônia está com inscrições abertas para a Missão Empresarial Beauty Fair 2026, iniciativa que levará empreendedores do setor de beleza

Desafio Liga Jovem chega à 4ª edição e mobiliza escolas de Rondônia com semana de lançamento

Desafio Liga Jovem chega à 4ª edição e mobiliza escolas de Rondônia com semana de lançamento

O empreendedorismo jovem volta ao centro das discussões educacionais em Rondônia com a realização da Semana de Lançamento da 4ª edição do Desafio Li

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)