Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Rondônia

Maçonaria divulga posição crítica sobre combate ao garimpo Ilegal no Rio Madeira antes de suprema congregação em outubro


Maçonaria divulga posição crítica sobre combate ao garimpo Ilegal no Rio Madeira antes de suprema congregação em outubro - Gente de Opinião

Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB-RO) está utilizando o final de setembro para antecipar uma de suas principais pautas da Suprema Congregação Maçônica Estadual, que será realizada nos dias 3 e 4 de outubro em Ouro Preto do Oeste: a atuação das forças de segurança no combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira. Em uma Carta Aberta que será formalizada durante o evento, o Grão-Mestre Claudenilson Alves, maior autoridade maçônica do GOB em Rondônia, manifesta uma posição firme contra a destruição de maquinário longo do rio trecho entre Porto Velho e Humaiatá, cuja a forma de atuação dos órgãos de segurança vem sendo questionada.

Para  Claudenilson,  embora o combate ao crime seja fundamental, a prática de explodir e queimar dragas e balsas é "irracional" e transforma o ato de repressão em agressão ambiental. A crítica se concentra no despejo de óleos, metais e resíduos tóxicos no rio, afetando diretamente a economia local, a navegação e o sustento da população ribeirinha.

O Grão-Mestre defende que a  "Carta de Rondônia"  que será  assinada pelos representantes das 44 lojas maçônicas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasi- Rondônia, durante a XX  Congregação Maçonica,  exija uma política pública inteligente, que inclua a regulamentação do garimpo artesanal de baixo impacto e a destinação social dos bens apreendidos, como tratores e embarcações, para auxiliar a agricultura familiar e a piscicultura. A posição do GOB-RO reflete uma preocupação que já chegou ao Congresso Nacional. Recentemente, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal concluiu uma diligência externa nos municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas, para apurar denúncias de excessos e abusos cometidos pela Polícia Federal durante a Operação Boiúna, que atingiu o garimpo no Rio Madeira.

A comitiva, que contou com a presidente da Comissão, senadora Damares Alves, investigou as consequências da destruição de centenas de dragas, ouvindo prefeitos, conselhos tutelares e moradores. Os parlamentares relataram ter constatado supostas violações de direitos humanos contra a população local, incluindo idosos e crianças, além de criticarem o impacto ambiental da própria operação, citando a poluição do ar e o derramamento de combustíveis.

O número total de dragas destruídas durante a Operação, conduzida pela Polícia Federal no Rio Madeira (Amazonas), foi de 277 equipamentos. O trabalho das forças de segurança começou em 10 de setembro e foi concluída em 24 de setembro, resultando na destruição desse maquinário utilizado no garimpo ilegal.

Os senadores informaram que irão elaborar um relatório detalhado para ser encaminhado a órgãos federais e internacionais, e anunciaram a intenção de apresentar um projeto de lei no Congresso para regulamentar o extrativismo mineral familiar. A convergência entre a pauta da maçonaria rondoniense e a investigação da CDH no Congresso reforça o clamor da sociedade civil e do legislativo pela conciliação entre o combate eficaz ao crime e o respeito à dignidade da população e à preservação ambiental na Amazônia.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia semana com mais de 2,3 mil oportunidades de trabalho

Rondônia inicia semana com mais de 2,3 mil oportunidades de trabalho

Rondônia começa a semana com 2.317 vagas abertas no Sistema Nacional de Emprego (Sine/RO), refletindo o avanço na geração de emprego e renda. Coorde

Contempladas do programa CNH Social em Ariquemes e Ji-Paraná recebem do governo de RO as novas permissões para dirigir

Contempladas do programa CNH Social em Ariquemes e Ji-Paraná recebem do governo de RO as novas permissões para dirigir

Novas Permissões para Dirigir (PPD) foram entregues pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO)

Mudança na SEFIN: Luiz Fernando deixa o cargo e Franco Ono assume a Secretaria de Finanças de Rondônia

Mudança na SEFIN: Luiz Fernando deixa o cargo e Franco Ono assume a Secretaria de Finanças de Rondônia

PORTO VELHO – O Diário Oficial do Estado de Rondônia vai trazer, em sua edição, mudanças estratégicas no primeiro escalão do Governo. O atual Secret

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras promovido pelo Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras promovido pelo Sebrae em Porto Velho

Em homenagem ao Mês Internacional da Mulher, o Sebrae em Rondônia iniciou uma série de palestras voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo femi

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)