Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

I Semana da Memória encerra com debate entre pioneiros da Justiça

Na quinta, dia 1º, o destaque foi a produção da Coordenadoria de Comunicação do TJRO


I Semana da Memória encerra com debate entre pioneiros da Justiça - Gente de Opinião

A trajetória marcante de pioneiros da Justiça foi destaque da I Semana da Memória do Poder Judiciário de Rondônia. Na sexta-feira, 2 de junho, os desembargadores Eurico Montenegro, decano mais longevo da corte, Eliseu Fernandes, criador do Centro de Documentação Histórica do TJRO e, por meio de vídeo, Dimas Ribeiro da Fonseca, um dos samurais da Justiça, foram os convidados da mesa redonda “Três jornadas e 1 destino: O Judiciário Rondoniense”, com a mediação do juiz Arlen Souza. A programação encerrou com chave de ouro o evento que se dedicou a resgatar, preservar e divulgar a história e identidade do Tribunal de Justiça, contribuindo para a construção da memória coletiva e para a valorização do patrimônio cultural e documental da instituição. A realização foi do Centro Cultural e de Documentação Histórica - CCDH, que é vinculado à Escola da Magistratura de Rondônia, a Emeron.

Sem título 43 35

Ao longo de uma semana, representantes de diversas instituições se revezaram em debates, contação de história, cena poética, aula-palestra e exibição de documentários, sempre com interação do público. “Foi uma experiência muito rica e integradora. Estamos muito felizes com os resultados e participação popular. Nos sentimos honrados em receber os nossos pioneiros no encerramento desse evento”, manifestou-se a juíza Karina Miguel Sobral, vice-diretora da Emeron.

Eurico Montenegro foi homenageado com uma placa pela dedicação e compromisso com a formação e memória do Poder Judiciário. “Acompanhar toda essa trajetória foi um privilégio, que deixa muitos bons sentimentos a todos nós que contribuímos para essa história”, disse. 

No vídeo exibido, Dimas destacou como, desde a primeira sessão do pleno, cunhou a expressão os sete samurais da Justiça, ao comentar com o então presidente Fouad Darwich sobre a atuação dos sete desembargadores desbravadores da Justiça rondoniense. 

Já Eliseu Fernandes relembrou a criação do Centro de Documentação Histórica, uma iniciativa pioneira no país. “Somos um dos primeiros tribunais a instalar um local de preservação de memória”, destacou.

 

Documentários

edDebateDocs

Na quinta-feira, dia 1º de junho, documentários premiados do TJRO foram  tema da I Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense. Bizarrus, sobre o projeto inovador de ressocialização por meio da arte; Deixe-se adotar, sobre a adoção de crianças acima de 4 anos e Amazônia Beiradeira, sobre o atendimento da Justiça Rápida Itinerante na região do Baixo Rio Madeira, todos produzidos pela Coordenadora de Comunicação do TJRO foram exibidos e debatidos. Os jornalistas Adriel Diniz, Ana Carolina Cardoso e Simone Norberto, diretores das obras, participaram da roda de conversa mediada pela historiadora Ana Carolina Monteiro Paiva. A participação da plateia também foi intensa.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça de Rondônia, atendendo pedido do MPRO, julga procedente ação de adolescente acusada de matar avô e tentar matar avó em Ariquemes

Justiça de Rondônia, atendendo pedido do MPRO, julga procedente ação de adolescente acusada de matar avô e tentar matar avó em Ariquemes

Atendendo pedido do Ministério Público de Rondônia (MPRO), o Poder Judiciário de Rondônia julgou procedente ação de adolescente acusada de matar avô

Justiça Rápida Itinerante: operação em Porto Velho faz 172 audiências

Justiça Rápida Itinerante: operação em Porto Velho faz 172 audiências

O sábado foi de cidadania na zona sul de Porto Velho, com mais uma operação da Justiça Rápida Itinerante. Na Escola Municipal Vicente Rondon foram

Ação do MPF pede condenação de mineradoras e indenização de R$ 8 milhões por destruição de grutas em Rondônia

Ação do MPF pede condenação de mineradoras e indenização de R$ 8 milhões por destruição de grutas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) defendeu a condenação de mineradoras pela destruição de cavidades naturais subterrâneas na área da Usina Félix Fl

MPF e MP/RO garantem fornecimento gratuito de canabidiol a criança com epilepsia grave

MPF e MP/RO garantem fornecimento gratuito de canabidiol a criança com epilepsia grave

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) obtiveram decisão para obrigar a União a fornecer, de forma

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)