Sexta-feira, 6 de julho de 2018 - 14h36

Sputnik - Em apenas três países do mundo os cidadãos sentem-se mais inseguros do que no Brasil: Gabão, Afeganistão e Venezuela. O levantamento é resultado da pesquisa Global Law and Order, do Instituto Gallup.
Foram entrevistados mil pessoas com mais de 15 anos em 142 países sobre sua sensação de segurança.
Apenas 31% dos brasileiros disseram que têm sensação segurança. Resultado pior apenas que o de Gabão (25%), Afeganistão (20%) e Venezuela (17%).
O país em que seus cidadãos mais se sentem seguros é Singapura, com 94%, seguido de Noruega (93%) e Hong Kong (89%).
Para Diógenes Lucca, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e consultor de segurança pública, o cenário é resultado de atuação "desordenada" do poder público no setor. "O nosso sistema de segurança pública é falho, ele não atua de forma sistêmica. Ele tem redundâncias de trabalho, é uma coisa bastante desorganizada e cara".
"Segurança pública não é feita só pela polícia, envolve o Ministério Público, a magistratura, o sistema prisional. E nós temos as mesmas mazelas em todos esses órgãos. Toda a persecução criminal é muito demorada e ineficiente", diz Lucca à Sputnik Brasil.
O coronel da reserva da PM paulista ressalta que há Estados do Brasil que "não têm controle estatístico de nada. Como você pode auferir a qualidade daquilo que você não mede?".
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta qua

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Polícia de Nova Mutum, com apoio da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas d

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)