Terça-feira, 20 de agosto de 2013 - 06h59
A Justiça de Rondônia condenou todos os réus na primeira sessão de julgamentos pelo massacre na Casa de Detenção José Mário Alves, ocorrido em Porto Velho, em abril de 2004. Márcio Viana da Silva (Pilha) foi condenado a 51 anos de prisão; pena igual à fixada para Raimundo Batista Valente. Eles foram condenados pela participação em 12 mortes. Já o réu José Raimundo de Jesus dos Santos, que confessou uma das mortes, foi condenado a 12 anos. Todos podem recorrer da sentença, que foi lida em plenário por volta das 23h30 pelo juiz de Direito Ênio Salvador Vaz, que presidiu o júri.
O resultado da votação entre os sete jurados foi conhecido após mais de 14 horas de julgamento, no plenário do 1º Tribunal do Júri da comarca de Porto Velho. Eles foram acusados pelo Ministério Público de participação em 12 mortes, ocorridas dentro do presídio. Os presos marcados para morrer eram "sentenciados", amarrados e içados até 15 metros de altura, no topo das caixas d'água da unidade prisional. De lá, diante de familiares, policiais e imprensa, as pessoas foram mortas e arremessadas, algumas decapitadas.
Toda a sessão foi transmitida ao vivo pela internet pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, a exemplo do que fez em 2010, no julgamento de outra rebelião que culminou em 27 mortes no Urso Branco; e em 2000, no julgamento do massacre de Corumbiara.
Confira a sentença na íntegra
Abaixo a cobertura do 1º dia de julgamentos
Começa júri por 12 mortes no presídio Urso Branco
Comitê de Segurança do TJRO monta esquema especial em júri
Testemunha acusa réus por mortes no Urso Branco
Réu confessa que matou uma das vítimas durante rebelião
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta qua

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Polícia de Nova Mutum, com apoio da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas d

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)