Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Acordo sobre Sistema S deve sair em 30 dias



O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que, em 30 dias, o governo deve fazer um acordo para ampliar o acesso do trabalhador ao Sistema S. “Entendemos que a verba arrecadada da sociedade deveria financiar gratuidade tanto na educação profissional quanto ao acesso de bens culturais, na área do esporte e do lazer. Se a sociedade está contribuindo, o trabalhador de baixa renda tem que ter acesso aos bens materiais e imateriais. O sistema pode oferecer mais do que vem oferecendo”, ressaltou.

Haddad também comentou que a semana passada foi histórica para a educação do país, com três grandes notícias: aprovação em dois turnos da DRU da educação pelo Senado, que dará sustentabilidade para o plano de desenvolvimento da educação; aprovação do piso nacional do magistério para R$ 950 e aprovação da expansão da rede federal de educação superior, dobrando o número de vagas nas universidades federais e nas escolas técnicas.

O ministro disse que, “se queremos valorizar a educação, temos que começar pelo professor”. Ele ressaltou que o prazo para as instituições ajustarem o salário é de 18 meses.

Haddad também afirmou que o Brasil pode sonhar em zerar o índice de analfabetismo. “Penso que o Brasil pode tornar esse sonho realidade no médio e longo prazo. Há uma compreensão de que a educação é um eixo estrutural do desenvolvimento social. A própria classe política vem compreendendo o papel da educação para o desenvolvimento do país”, afirmou. Ele também comentou que o Ministério está coibindo a prática de demissão de professores bem graduados de universidades privadas e falou sobre as greves de professores.

Fonte: Jovem Pam

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)