Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Aquecimento global poderá transformar floresta amazônica em savana, aponta estudo da ONU


Carolina Pimentel
 Agência Brasil

Brasília - O aumento da temperatura do planeta associado à redução da disponibilidade de água poderá transformar a Amazônia em savanas (vegetação composta por gramíneas, árvores esparsas e arbustos, semelhante ao cerrado) até a metade do século. É o que prevê a segunda parte do relatório Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC, sigla em inglês) das Nações Unidas (ONU), divulgado hoje (6) em Bruxelas, capital da Bélgica.

Uma pesquisa da organização ambientalista WWF, divulgada ontem (5), revelou que de 30% a 60% da floresta amazônica podem se tornar cerrado. Os estudos do painel sobre a América Latina mostram ainda que a mudança climática do planeta tende à desertificação e salinização de áreas próprias para a agricultura.


"A produtividade de importantes colheitas cairá, provocando conseqüências adversas para a segurança alimentar", diz o resumo do relatório.

Já o semi-árido poderá passar para zona árida, ou seja, mais seco e quente, levando à extinção de várias espécies da flora e fauna da América Latina.

Produzido por 2.500 pesquisadores e cientistas de 130 países, o relatório das Nações Unidas será apresentado em quatro volumes. A primeira parte foi apresentada em Paris, na França, em fevereiro deste ano, quando os estudiosos revelaram que a Terra ficará até 4 graus mais quente.
 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)